top of page
  • feliperibbe

Volkswagen vai lançar carregador móvel para carros elétricos

O que é? A Volkswagen anunciou um carregador móvel para carros elétricos, que não precisa estar conectado à rede elétrica para funcionar. O equipamento tem capacidade para armazenar 360 kWh de energia, o suficiente para “abastecer” 15 veículos no total, sendo quatro simultaneamente, além de ser compatível com bicicletas elétricas também. Segundo a montadora, os carros poderão ter carga total em cerca de 17 minutos.


Por que é importante? O carregador móvel foi desenvolvido para poder ser instalado em qualquer lugar, sem a necessidade dos custos extras atrelados à conexão do mesmo à rede elétrica – apesar de ser possível fazê-lo, caso necessário. Ou seja, estacionamentos e grandes eventos poderiam recebê-los sem problemas. Outra possibilidade seria usa-los de forma temporária em alguns locais, para testar a demanda antes de se fazer um investimento maior em um ponto fixo de recarga. Facilitar o acesso da população a estes pontos é fundamental para massificação de EVs. Porém, o mais interessante é que o carregador utiliza baterias de íons de lítio de veículos que não servem mais para os mesmos, criando uma nova função para elas e evitando o descarte. A iniciativa é mais uma da VW em direção à eletrificação de sua frota. Nos próximos cinco anos a montadora vai investir US$50 bilhões em modelos elétricos, seguindo a tendência das principais rivais e atendendo às novas regulamentações para carros à combustão em países europeus e asiáticos. A companhia alemã, aliás, afirmou recentemente que a próxima geração de veículos de combustíveis fósseis será sua última (provavelmente em 2026).


E agora? As primeiras unidades serão lançadas ainda este ano, em fase piloto, na cidade de Wolfsburg, Alemanha, sede da montadora. A produção em escala do carregador móvel está programada para iniciar em 2020.


Comentarios


bottom of page