top of page
  • feliperibbe

Volkswagen anuncia que próxima geração de carros à combustão será a última

O que é? A Volkswagen afirmou que a próxima geração de veículos da empresa será a última com modelos à combustão. Segundo a montadora, a partir de 2026 o foco vai ser quase que exclusivo nos veículos elétricos e autônomos. Para isso, a VW planeja investir US$50 bilhões nos próximos cinco anos. O objetivo é que, em 2025, as 12 marcas sob o guarda-chuvas do grupo tenham 50 modelos totalmente elétricos no mercado. Como em muitas partes do mundo o acesso a postos capazes de carregar baterias ainda será pouco (ou nenhum) na próxima década, a Volkswagen seguirá aperfeiçoando motores à combustão, para que sejam menos poluentes, nos modelos do tipo que continuarem disponíveis.


Por que é importante? Os veículos movidos à combustão são um dos grandes vilões das mudanças climáticas, graças à enorme quantidade de CO2 que emitem. Por isso, o cerco dos reguladores contra estes modelos tem se fechado em diversos países, o que obriga às montadoras a adaptar seus negócios. Além disso, a tecnologia de baterias tem se desenvolvido nos últimos tempos, o que deixou os carros elétricos com melhor autonomia em quilometragem a custos bem menores, capazes de disputar mercado com os modelos de gasolina e diesel. O movimento da Volkswagen só confirma esta tendência, pois trata-se da maior montadora do mundo em vendas, que, recentemente, foi atingida por um grande escândalo de adulteração de veículos supostamente limpos (os chamados clean diesel). O episódio, estima-se, custou US$25 bilhões em multas e restituições ao grupo.


E agora? Outras grandes montadoras também estão com movimentos parecidos. A GM e Ford, por exemplo, têm apostado alto não só em veículos elétricos e autônomos, como em novos modelos de negócio, inclusive com meios de transporte diferentes, como bicicletas e patinetes elétricos. O setor automotivo é um dos que mais terá que se adaptar às transformações da revolução digital e estas mudanças devem começar já.


Comments


bottom of page