top of page
  • feliperibbe

UBS: Mercado de robotáxis pode valer US$2 trilhões ao ano em 2030

Segundo analistas do UBS Group AG, o mercado de robotáxis pode valer US$2 trilhões em 2030, com a massificação de carros autônomos aumentando de forma considerável o faturamento de diferentes setores associados a eles. A estimativa se baseou em uma simulação que o UBS Evidence Lab fez com uma frota de robotáxis na cidade de Nova York, otimizando rotas e conexões entre passageiros e estes veículos, assim como outras métricas, como custos de operação, taxas de utilização, tamanho da rede de pontos de recarga de bateria e outros. Segundo a simulação, estes carros autônomos podem diminuir a frota de táxis tradicionais em até dois terços na cidade.


Tamanho faturamento inclui não só tarifas pagas pelos deslocamentos, mas também fabricação/venda dos veículos, pneus, fornecimento de energia, construção e gestão dos pontos de recarga, fabricação dos chips semicondutores necessários para colocar a tecnologia em funcionamento e mais. Empresas como Uber e Lyft são colocadas como as que mais irão tirar proveito desta realidade, mas montadoras como Volkswagen, GM e Ford também são citadas. Não podemos esquecer, claro, da Waymo, a primeira a ter um serviço de transporte ativo usando veículos autônomos, e a Tesla, uma vez que recentemente Elon Musk apresentou seus planos de ter uma frota própria de robotáxis em operação já em 2020 – leia mais sobre estes planos aqui. Porém, além das montadoras e aplicativos de compartilhamento de corridas, outros setores também vão se beneficiar, como concessionárias de energia, empresas de telecomunicação, fabricantes de pneus e chips, além de uma gama de outras companhias ligadas à internet.


As únicas coisas que podem atrapalhar a expectativa são a tecnologia em si, que ainda precisa de avanços consideráveis para ser considerada segura o suficiente para ser adotada em larga escala, e a confiança dos usuários, que precisará ser conquistada.


Comments


bottom of page