top of page
  • feliperibbe

Uber quer ser 100% elétrico em Londres em 2025

O que é? O Uber anunciou que pretende levantar £200 milhões para fazer com que toda sua frota seja 100% elétrica até 2025 em Londres. Para isso, a empresa começará a cobrar dos seus clientes 15 centavos de libra por cada milha percorrida na cidade. Este dinheiro será usado para ampliar os pontos de carregamento de baterias e, principalmente, ajudar os motoristas do aplicativo a trocarem seus veículos por modelos elétricos. Segundo comunicado, um motorista que trabalhe 40 horas semanais deve receber, em dois anos, £3.000 em ajuda e, em três anos, £4.500. O Uber pretende que 20 mil dos seus motoristas estejam com carros elétricos já em 2021. Atualmente são cerca de 45 mil deles na capital do Reino Unido.


Por que é importante? As iniciativas para diminuir o número de veículos movidos a combustíveis fósseis nas ruas estão crescendo em várias partes do mundo em função das trágicas consequências que as mudanças climáticas estão provocando no planeta. Porém, o Reino Unido tem tido uma posição mais dura em relação ao problema. Recentemente uma Lei que vai proibir a venda de veículos à combustão a partir de 2040 foi aprovada – e alguns legisladores querem antecipar a proibição já para 2032. Além disso, a partir de abril de 2019, a prefeitura de Londres irá cobrar uma taxa diária de £12,50 de todos os motoristas que usarem carros a gasolina e diesel em algumas áreas da cidade.


E agora? O interesse do Uber, além de contribuir para o meio ambiente, também é se adequar às leis da cidade, onde costumeiramente enfrenta problemas com os reguladores. Porém, mesmo assim, não dá para não elogiar a atitude da empresa. Além do incentivo para carros elétricos em sua frota, a startup começou a disponibilizar em seu aplicativo bicicletas e patinetes como alternativas de transporte aos seus clientes em várias outras cidades do mundo.


Comentarios


bottom of page