O que é? O Twitter e a NBA, liga de basquete dos EUA, fecharam um acordo para transmissão de alguns jogos na rede social. Porém, não se trata de um acordo qualquer, mas algo inovador. A partir de fevereiro, os usuários do Twitter poderão assistir ao segundo tempo (isso mesmo, somente o segundo tempo) de algumas partidas, com um detalhe importante: a câmera focará em apenas um jogador. Este jogador será escolhido durante o primeiro tempo em votação na conta @NBAonTNT, na rede social. Caso o jogador em questão vá para o banco de reservas ou deixe o jogo (por exclusão ou lesão, por exemplo) a transmissão passa a partida completa, mas por uma câmera posicionada atrás de uma das tabelas. O Twitter vai pagar uma quantia não revelada à NBA e à Turner, dona dos direitos de televisão da liga, e poderá até vender publicidade sobre as transmissões, tendo que repassar um percentual da receita para os parceiros.
Por que é importante? Com o número de pessoas que assinam TV a cabo diminuindo em todo o mundo e as atenções voltadas para plataformas de streaming e redes sociais, as grandes ligas esportivas e as emissoras estão buscando novas maneiras de gerar receita e valorizar seus produtos. Esta iniciativa é apenas mais uma delas e pode ser boa para todos, uma vez que é bem provável que os espectadores mantenham duas telas ligadas ao mesmo tempo – uma no jogo completo e outra apenas no jogador escolhido. Ou seja, não haveria prejuízo na audiência.
E agora? O acordo é experimental e envolve apenas 20 jogos, incluindo um dos Playoffs. Caso seja um sucesso, deve ser renovado para a próxima temporada em outros termos. Vamos aguardar para ver como será.
Comments