top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 31/05 a 06/06


Os unicórnios não são mais tão incomuns assim

O termo “unicórnio” é popularmente conhecido no setor de tecnologia. Cunhado em 2013 para classificar startups com valuation igual ou superior a US$1 bilhão, ele parecia perfeito para mostrar o quão raras eram estas empresas naquela época. Cinco anos e meio depois, no entanto, tamanho valor de mercado tornou-se comum, como mostra o Crunchbase Unicorn Leaderboard, um estudo que traça um panorama completo sobre o cenário atual, reunindo informações sobre todos os unicórnios existentes, startups que estão próximas de atingir o status e outras que faziam parte do grupo, mas que tornaram-se públicas ou foram adquiridas. Os dados do relatório são a prova de que talvez seja hora de procurar uma nova nomenclatura. Saiba mais!


Loon leva internet a áreas afetadas por forte terremoto no Peru

Empresa recém-graduada do Google X já estava no país realizando testes e negociando contrato com a Telefonica quando tragédia natural aconteceu; em 48 horas, moradores conseguiram voltar a utilizar smartphones normalmente. Veja!


Michelin e GM querem lançar pneu que não precisa de ar em 2024

Empresas se juntaram para desenvolver novo conceito, que promete dar mais segurança aos motoristas, além de custar menos e ter maior durabilidade do que os pneus convencionais. Confira!


Grandes bancos internacionais se juntam para criar criptomoeda

Iniciativa tem como objetivo permitir que transferências entre eles sejam efetuadas de forma mais rápida e tenham menos custos do que o formato atual. Entenda!


Uber testa "corridas" utilizando helicópteros em Nova York

A partir de julho, clientes poderão solicitar deslocamentos aéreos por meio do aplicativo; projeto é o primeiro passo para o futuro com "carros voadores". Leia!


IMAGEM DA SEMANA

A Imagem da Semana desta edição será um GIF. Isto porque a Xiaomi lançou um vídeo para mostrar o que promete ser uma das novidades tecnológicas das próximas gerações de smartphones: câmeras que ficam invisíveis atrás da tela, aumentando assim o espaço da mesma. No vídeo acima, existem dois Mi 9, um dos modelos da fabricante chinesa. O da direita é o Mi 9 existente no mercado hoje; o da esquerda é um protótipo com a nova tecnologia. Você pode reparar que, diferente de seu par, ele não possui câmera aparente na parte superior, mas mesmo assim consegue tirar uma selfie da usuária que o está segurando. Outra companhia da China, a Oppo, não ficou para trás e também publicou um vídeo de um protótipo próprio com a mesma funcionalidade. Apesar dos teasers, nenhuma das empresas deu maiores detalhes sobre a tecnologia, muito menos previsão de lançamento no mercado. De qualquer forma, os vídeos serviram para aguçar a curiosidade das pessoas, algo importante em um momento no qual o setor de smartphones mostra queda nas vendas em relação aos anos anteriores.


ISTO É INCRÍVEL!

Este é o Rognan, um novo sistema de móveis robóticos desenvolvido pela Ikea em parceria com a Ori Living, uma startup americana. O Rognan pode se transformar em uma cama, sofá, escrivaninha ou guarda-roupa, dependendo da configuração escolhida, sendo controlado por um touchpad. Ele foi pensado para pessoas que vivem em pequenos apartamentos em grandes cidades, como uma forma de otimizar o espaço. Segundo a Ikea, o sistema consegue economizar 8m², o que pode não parecer muito, mas em imóveis menores faz uma boa diferença. O Rognan tem previsão de lançamento em Hong Kong e no Japão (locais famosos por ter apartamentos diminutos) em 2020. O valor, entretanto, ainda não foi revelado.

Comments


bottom of page