top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 30/11 a 06/12


Veículos autônomos ganham espaço em ambientes controlados

Quando o assunto é veículos autônomos, o foco da grande mídia está nos táxis sem motoristas, que vão transportar as pessoas no dia a dia, algo que ainda vai demorar para ser adotado em larga escala. Porém, a tecnologia já vem sendo utilizada com sucesso em ambientes controlados. Startups surgiram de olho em nichos específicos, como campus de universidade e comunidade de idosos, e grandes empresas têm apostado que estes veículos podem ter melhor desempenho com menor custo em suas operações. Inclusive no Brasil, a Vale opera desta forma na mina de Brucutu, em Minas Gerais. Saiba mais!


Médicos brasileiros anunciam nascimento inédito de bebê gerado em útero transplantado

Pela primeira vez o feito foi realizado a partir de um órgão de doadora morta; equipe da USP foi responsável. Confira!


Babuínos sobrevivem saudáveis por seis meses com corações de porcos

Sucesso de experimento na Alemanha abre caminho para testes em humanos. Xenotransplantes podem ajudar no combate à escassez de órgãos. Leia!


Nova Inteligência Artificial supera algoritmos especialistas em jogos de tabuleiro

DeepMind desenvolveu algoritmo que, em pouco tempo e sozinho, dominou jogos como xadrez, shogi e Go. Entenda!


Aplicativo consegue detectar anemia analisando fotos das unhas

Caso aprovado por agências reguladoras, app pode oferecer no futuro diagnósticos mais baratos e acessíveis para moradores de regiões afastadas. Saiba mais!


Volkswagen anuncia que próxima geração de carros à combustão será a última da empresa

Maior montadora do mundo em vendas vai investir US$50 bilhões em veículos elétricos e autônomos nos próximos cinco anos. Veja!


DNA pode ser a solução para armazenamento de dados

Todos os dias uma quantidade enorme de dados é gerada pelo mundo. Quanto mais dispositivos eletrônicos e aplicativos forem criados, maior será o volume. A empresa de análise IDC estima que, somente em 2025, serão 163 zettabytes (163 trilhões de gigabytes!). Porém, muita gente não se preocupa com o local onde tantos dados serão armazenados. Atualmente, gigantescos galpões guardam fitas magnéticas, mas este método não será sustentável física e financeiramente. Por isso, cientistas buscam novas maneiras de armazenagem e o DNA, isso mesmo, tem se mostrado uma opção interessante. Entenda! 


A FOTO DA SEMANA

Este aí será o novo responsável pela limpeza de algumas lojas do Walmart nos EUA. É um robô autônomo, produzido por uma startup chamada Brain; como contém sensores, ele consegue operar enquanto há clientes circulando pelos ambientes. O robô precisa ser ensinado sobre os locais que precisa limpar na primeira vez que é utilizado, mas depois aprende e faz o serviço sozinho. O Walmart encomendou 360 unidades, que devem entrar na operação até o final de janeiro próximo. A automação de empregos em lojas do varejo tem começado a ser mais visível. Diversas marcas, por exemplo, já possuem lojas sem caixas, onde os clientes entram e um sistema de câmeras, sensores e algoritmos monitora o que está sendo pego e cobra automaticamente. O movimento tem um motivo óbvio: diminuir custos. Como o varejo é um setor conhecido pelas margens baixas, será cada vez mais comum vermos empresas buscando formas de aumenta-las. Resta saber o que será feito com os profissionais de limpeza e caixas que perderem seus empregos.


ISTO É INCRÍVEL!

Esta imagem é do Bennu, um asteroide no qual esta semana a OSIRIS-REX, uma missão da NASA, pousou para realizar experimentos após viajar por dois anos. O Bennu é o menor corpo celeste a receber uma espaçonave na história, com 488 metros de extensão. É estimado que o asteroide tenha 4,5 bilhões de anos e o objetivo dos cientistas é pesquisar as origens do Sistema Solar. Também será a primeira vez que uma missão da NASA tentará retornar com amostras de um asteroide. Para isso, vai usar jatos de nitrogênio no solo, para levantar partes do mesmo que possam ser coletadas por um braço robótico. A missão tem capacidade para três jatos, caso o primeiro falhe. A OSIRIS-REX está programada para voltar à Terra em setembro de 2023.

Comments


bottom of page