top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 29/03 a 04/04


Streaming alavanca receita da indústria fonográfica mundial

Desde o advento do mp3, a indústria fonográfica tem culpado as plataformas digitais pelo seu declínio nas últimas décadas. Porém, se antes isto fazia sentido, hoje as coisas mudaram completamente. Esta semana foi publicado o Global Music Report, relatório que mostra como foi o mercado da música no ano anterior. E a edição 2019 – referente a 2018 – trouxe notícias animadoras. O aumento da receita global foi de 9,7%, o quarto ano consecutivo de crescimento e a maior taxa desde que o relatório saiu pela primeira vez, em 1997. E o segmento de streaming pago foi o principal responsável: cresceu 32,9% no período, chegando a 37% do faturamento total, mais do que compensando as quedas em vendas físicas (-10,1%) e downloads (21,2%). Se somarmos o streaming gratuito (ad-supported), a fatia sobe para 47%, ou seja, é bem provável que já este ano os serviços de streaming musicais representem mais da metade da receita do mercado fonográfico. Quem diria que eles algum dia seriam a salvação das gravadoras. Saiba mais!


DeepMind cria IA para diagnosticar doenças oftalmológicas

Empresa referência em inteligência artificial desenvolve protótipo que analisa olhos dos pacientes e mostra resultados em apenas 30 segundos. Confira!


58% dos carros vendidos em março na Noruega foram elétricos

Número impressionante foi recorde local e mostra porque o país escandinavo tem o maior percentual de veículos elétricos no mundo. Veja!


IBM quer todos os funcionários treinados em inteligência artificial

Companhia tem como uma de suas principais linhas de negócio o desenvolvimento de aplicações com a tecnologia; ideia é que 350 mil pessoas passem pelo treinamento. Leia!


Amazon pretende entrar no mercado de fones de ouvido sem fio

De acordo com a Bloomberg, objetivo é concorrer com a Apple e aumentar o número de dispositivos que possuem a Alexa, a assistente de voz. Entenda!


Hype Cycle: como a Gartner classifica a maturidade das tecnologias

A Gartner é uma das consultorias tecnológicas mais reconhecidas no mundo. Entre outras ferramentas e relatórios, ela criou o Hype Cycle, um gráfico que classifica diferentes tecnologias de acordo com seu nível de maturidade e adoção. Por meio dele, os clientes conseguem entender melhor o cenário e decidir de investem de cara ou se esperam mais um pouco para saber se as mesmas vão se consolidar. Neste post de setembro do ano passado, expliquei em detalhes como funciona o Hype Cycle. Saiba mais!


IMAGEM DA SEMANA

A última segunda foi dia 1º de abril, o chamado “Dia da Mentira”. Pois bem, logo neste dia o New York Times publicou que o Burger King teria fechado um acordo com a Impossible Foods para oferecer o Impossible Whopper, uma versão do sanduíche mais famoso da rede feita com hambúrguer de carne à base de plantas. Parecia se tratar de uma piada típica para a data, mas não, a reportagem foi seríssima. De fato, Burger King e Impossible Foods firmaram o acordo, que, a princípio, disponibilizará o Impossible Whopper em 59 restaurantes da rede na região de St. Louis, EUA. Se a parceria tiver sucesso, a ideia é que o sanduíche seja oferecido nas 7.200 unidades americanas. Trata-se de um grande negócio para a Impossible Foods, que se consolida como uma das principais empresas de foodtech da atualidade – escrevi sobre ela e outras companhias que produzem carnes à base de plantas neste link. Segundo Fernando Machado, CMO do Burger King, o sanduíche tem passado com louvor em testes com especialistas no mesmo, que não conseguem diferenciar a nova versão da clássica. O Impossible Whopper terá a mesma quantidade de proteína que o tradicional, porém com 15% menos gordura e 90% menos colesterol. Eu ainda não tive a oportunidade de provar o hambúrguer da Impossible Foods, mas todas as avaliações que li falaram muito bem. Por isso, e por conta do fator saúde, acredito que será um grande sucesso no BK, assim como tem sido em todos os estabelecimentos que é implementado. Vamos ver se algum dia a novidade chega ao Brasil.


ISTO É INCRÍVEL!

Este é um mini helicóptero desenvolvido pela NASA, que ano que vem embarcará em uma missão rumo à Marte. A imagem acima mostra o primeiro teste do equipamento, que, apesar de ter voado a uma altura de apenas 5 centímetros, foi considerado preparado pelos pesquisadores para partir. O mini helicóptero servirá como uma prova de conceito para futuras missões, tanto que sua capacidade é para voos de somente 90 segundos. Mesmo assim o desafio é grande, afinal voar no Planeta Vermelho é bem mais complicado do que na Terra. Além do ar ser 100 mais denso por aqui, Marte tem apenas um terço da gravidade de nosso planeta. Até por isso, a NASA teve que testar o equipamento no Jet Propulsion Laboratory, seu avançado centro de tecnologia, onde tais condições foram simuladas. Apesar da missão partir da Terra em 2020, a expectativa é que a mesma só pouse no Planeta Vermelho em 2021.

Opmerkingen


bottom of page