Quatro acontecimentos tecnológicos para ficar de olho em 2019
Feliz Ano Novo! Se 2018 foi importante no setor de inovação e tecnologia, este ano podemos esperar muito mais. Por isso, listamos quatro acontecimentos para prestarmos atenção em 2019. São eles: início da comercialização do 5G; entrega de mercadorias com veículos autônomos; aumento da pressão sobre as Gigantes da Tecnologia; e turismo espacial. Claro que nem tudo é uma certeza de acontecer, pelo menos em larga escala, mas certamente são fatos que irão influenciar a sociedade de diversas maneiras. Confira!
Cientistas testam "bafômetro" para detectar câncer pela respiração
Objetivo da biópsia respiratória é diagnosticar a doença em estágio inicial de forma rápida e menos invasiva, aumentando chances de tratamento. Veja!
Revestimento comestível prolonga vida útil de frutas e vegetais
Startup da Califórnia desenvolve material que protege alimentos do contato com o oxigênio e da evaporação da própria água, causas principais de apodrecimento. Leia!
Escolas chinesas usam uniforme inteligente para rastrear alunos
Vestimenta contém sensores nos ombros e, em conjunto com um software de reconhecimento facial, monitora horários de entrada e saída, localização exata dos estudantes e pode até disparar um alarme ao identificar que um deles está dormindo. Saiba mais!
Microrganismo que se alimenta de algas marinhas produz bioplástico
Descoberta em Israel pode ajudar o planeta a se livrar (ou ao menos diminuir) o uso do plástico tradicional, originado do petróleo e responsável por 90% da poluição dos oceanos. Entenda!
Volkswagen anuncia carregador móvel para carros elétricos
Montadora desenvolveu equipamento que pode ser instalado em qualquer local, sem necessidade de conexão à rede elétrica; iniciativa pode ajudar na massificação de EVs pelo mundo. Confira!
A Comida do Futuro - Robôs na Cozinha
Não é novidade que cada vez mais empresas estão adotando novas tecnologias para melhorar processos e diminuir custos. Com o avanço da inteligência artificial e robótica, é natural que, nas mais diversas áreas, humanos e máquinas dividam o mesmo espaço. Isto criou um sentimento de preocupação pelo mundo sobre um possível desemprego em massa no futuro próximo, algo que ainda precisa ser melhor entendido, uma vez que estudos de empresas e instituições renomadas apresentam resultados completamente opostos. Uma coisa, porém, é certa: não haverá setor que não será impactado pela Quarta Revolução Industrial. Até a gastronomia. Alguns bares e restaurantes de especialidades variadas (de hambúrgueres e pizzas até comida de alto padrão) já resolveram substituir pelo menos alguns de seus funcionários por robôs. Mas será que há de fato um ganho para estas companhias ou trata-se apenas de marketing? Em julho do ano passado publicamos um artigo sobre este novo fenômeno na cozinha. Saiba mais!
FOTO DA SEMANA
Esta é uma foto tirada pela sonda lunar Chang’e-4, enviada pelo programa espacial chinês e que pousou na última quinta (03/01/2019) no lado oculto da Lua. Trata-se da primeira vez que uma missão espacial aterrissa neste local. Na imagem mostra-se a Cratera de Von Karman. Pelo fato do lado oculto estar sempre virado para direção contrária à Terra, a comunicação direta com o planeta é impossível. Por conta disso, os chineses, em maio, lançaram um satélite, o Queqiao, que foi posicionado na órbita lunar. Assim, as informações são transmitidas do Chang’e-4 para o Queqiao e de lá para a base na Terra. O objetivo da missão é estudar em detalhes a composição do solo da superfície - e logo abaixo dela - por lá, para entender porque o lado próximo e o oposto são tão diferentes entre si. Aliás, vale uma ressalva: muitas pessoas chamam de lado escuro da Lua (talvez baseados no clássico álbum do Pink Floyd de 1973, “The Dark Side of the Moon”), mas a realidade é que o local recebe tanta luz solar quanto o lado próximo. Outros experimentos também serão realizados, como acompanhar como bichos da seda, batatas e plantas da espécie Arabidopsis crescem e se desenvolvem na superfície lunar, e observações de radioastronomia. A Chang’e-4 foi lançada dia 7 de dezembro e podemos esperar mais imagens nas próximas semanas. Além de histórico para a humanidade, o feito também mostra a força da China na indústria espacial, que tem investido forte e colhido resultados nos últimos anos. Em 2018, foi o país com mais lançamentos (39 contra 31 dos EUA); em 2021, planeja pousar um rover em Marte, algo que apenas os americanos fizeram até hoje; e em 2030 o objetivo é enviar astronautas para a Lua. Qualquer semelhança com a corrida espacial entre EUA e União Soviética do final dos anos 1950 até os anos 1970 não é coincidência. Atualmente, os chineses “tomaram” o lugar dos soviéticos na disputa com os americanos pelo posto de maior potência global e conquistas como a do Chang’e-4 são importantes demonstrações de poder.
ISTO É INCRÍVEL!
Este é um teste de urina em forma de cartão postal, desenvolvido pela TestCard Diagnostics, uma medtech britânica. Em conjunto com um aplicativo de smartphone, o teste consegue dar o resultado em tempo real, com tecnologia similar à usada em testes de gravidez existentes no mercado atualmente. O formato, de custo mais baixo e fácil manuseio, permite que pessoas que têm pouco acesso à profissionais de saúde – seja por falta de condições financeiras, seja por habitarem em áreas distantes de centros médicos – consigam ter uma nova forma de obter diagnósticos, como de doenças sexualmente transmissíveis, por exemplo. Cada cartão possui três testes e custa US$399,00. Funciona assim: o usuário destaca um dos testes, urina sobre o mesmo e depois aciona o app, no qual a câmera é utilizada para verificar a imagem, analisar as informações e chegar às conclusões. O produto chega ao mercado no Reino Unido em abril e está programado para ser lançado nos EUA até o final do ano. Não há previsão para o Brasil. Se você quiser saber mais sobre o TestCard, o co-fundador da empresa, Dr. Andrew Botham, deu uma entrevista recente ao TechCrunch (clique aqui).
コメント