top of page
feliperibbe

Semana Renova Inova: 22/02 a 28/02


A corrida para ser a "Netflix dos Games"

Depois das indústrias fonográfica e cinematográfica, a próxima a ser revolucionada pelo streaming é a de jogos eletrônicos. Tirar o processamento de games pesados dos dispositivos e coloca-lo na nuvem vai permitir que milhões de pessoas tenham acesso a eles, sem precisar gastar com consoles caros e equipamentos de última geração. Google, Amazon, Microsoft e Apple, segundo informações, estão com projetos ativos (apesar de em estágios diferentes) e produtoras de games, como Ubisoft e EA, também querem ter o próprio serviço. Todas estão de olho em uma grande oportunidade, pois a indústria de games deve movimentar US$174 bilhões em 2021. Saiba mais!


Mãos biônicas permitem amputados pegar e sentir objetos

Dois estudos de projetos diferentes publicados esta semana mostram evolução sensorial de próteses robóticas e dão a pacientes esperança de ter uma vida mais próxima do normal. Entenda!


Cientistas criam monitoramento neonatal sem fios e baterias

Sistema, além de mais barato que o tradicional, evita feridas na pele de bebês prematuros e facilita amamentação e contato entre pais e filhos. Confira!


Formas de andar e digitar podem substituir senhas em smartphones

Departamento de Defesa dos EUA trabalha em tecnologia que vai usar combinação de diferentes ações para dar acesso ou bloquear usuários. Veja!


Proteína encontrada em lula tem potencial para se tornar plástico biodegradável

Descoberta é mais uma tentativa de se diminuir o uso do plástico tradicional, responsável por grande parte da poluição em oceanos. Leia!


MIT divulga lista de tecnologias com maior potencial de disrupção

Todos os anos o MIT Technology Review divulga uma aguardada lista com as 10 tecnologias com maior potencial de disrupção. A lista deste ano saiu esta semana e teve uma novidade: pela primeira vez em 18 anos, houve um curador e não foi qualquer um. Simplesmente Bill Gates, fundador da Microsoft e atualmente filantropo e investidor em novas tecnologias na área de saúde e meio ambiente. As escolhidas foram: - Destreza de robôs – os robôs estão aprendendo cada vez mais a se virar no mundo real, identificando objetos e manuseando-os de acordo com suas formas; - Fusão nuclear – trata-se da maneira que o Sol gera energia e, se reproduzida artificialmente, pode ser, no futuro, uma fonte limpa, barata e inesgotável de energia na Terra; - Previsão de bebês prematuros – partos prematuros são a principal causa de mortalidade em crianças de até cinco anos e um simples exame de sangue pode identificar os riscos disto acontecer em cada gravidez; - Pílula que funciona como sonda para examinar intestinos – este dispositivo consegue capturar imagens detalhadas do interior do intestino sem a necessidade de anestesia; - Carnes feitas à base de plantas ou em laboratório – a produção da carne que conhecemos é uma das principais emissoras de gases do efeito estufa, por isso a necessidade de se buscar alternativas que sejam sustentáveis. Já escrevi sobre estas duas alternativas e você pode ler clicando aqui e aqui; - Captura de dióxido de carbono – como estamos falhando em reduzir a emissão de gases do efeito estufa, formas de se capturar CO2 da atmosfera estão sendo estudadas; - Eletrocardiograma em relógios inteligentes – os dispositivos vestíveis estão se tornando equipamentos médicos cada vez mais capazes e alguns já oferecem até eletrocardiogramas, que permitem o monitoramento contínuo do coração dos usuários; - Vasos sanitários que não precisam de sistema de esgoto – mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não possuem sistema de esgoto, o que acarreta em diversos tipos de doenças, por isso estes vasos sanitários têm o potencial de salvar muitas vidas; - Assistentes de voz ainda mais inteligentes – a inteligência artificial tem tornado assistentes de voz como Alexa e Siri mais capazes, o que pode ajudar milhões de pessoas a ter uma vida mais independente; Este foi um breve resumo da lista criada por Bill Gates. Se você quiser se aprofundar em cada tecnologia, basta entrar no site do MIT clicando neste link. Aviso: texto em inglês.


FOTO DA SEMANA

Esta é a pista de testes da HyperloopTT, uma das startups que está tentando fazer este meio de transporte futurista uma realidade. A pista mede 320 metros e está localizada na cidade de Toulouse, na França. Segundo informação da própria empresa, os testes devem iniciar em abril, após a bomba, que deixará a parte interna do tubo a vácuo, ser instalada. O hyperloop é um meio de transporte conceito desenvolvido por Elon Musk - fundador e CEO da Tesla e SpaceX - em 2013 e que o bilionário disponibilizou abertamente para aqueles que quisessem testar sua viabilidade. Tratam-se de cápsulas que “levitam” sobre trilhos magnéticos dentro de tubos a vácuo, podendo chegar, de acordo com estimativas, a velocidades impressionantes de até 1.220 km/h. Como ainda é um conceito, as companhias buscam maneiras de fazê-lo funcionar, mas já há diversos acordos com governos de várias partes do mundo para desenvolvimento de corredores ligando cidades e países. Dentre as empresas, as principais são a própria HyperloopTT e a Virgin Hyperloop One, de outro bilionário, Richard Branson.


ISTO É INCRÍVEL!

Este é o FedEx Sameday Bot, um robô elétrico e autônomo desenvolvido pela FedEx em parceria com a DEKA Development & Research. A princípio, ele será utilizado pela empresa, uma das maiores do mundo em logística, para transportar mercadorias entre escritórios e depósitos da organização em Memphis, EUA. Mas já há conversas com outras companhias para terceirização do serviço na cidade, entre elas Walmart, Walgreens, Target e Pizza Hut. O robô utiliza câmeras, sensores e visão computacional para se locomover com velocidade de até 16 km/h, e tem um diferencial em relação a outras iniciativas na mesma linha que estão sendo adotadas pelo mundo: ele pode subir escadas, utilizando a mesma tecnologia que a DEKA emprega no iBot, sua cadeira de rodas robótica. A FedEx é mais uma empresa a apostar em veículos autônomos para entregas, com o objetivo de reduzir custos e torna-las ubíquas. Estes veículos vão revolucionar o delivery no futuro e, segundo projeções, este mercado pode movimentar US$34 bilhões em 2024. O Renova Inova produziu um E-Book gratuito que se aprofunda no tema e mostra todos os projetos existentes atualmente. Você pode baixa-lo clicando aqui.

Commenti


bottom of page