top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 19/04 a 25/04


Entregas com drones começam a ganhar destaque pelo mundo

O uso de drones para delivery habita o imaginário de muitas pessoas desde 2013, quando Jeff Bezos previu que em cinco anos a Amazon ofereceria esta modalidade aos clientes. O prazo, no entanto, expirou e a Gigante do E-commerce não cumpriu o prometido, a não ser por algumas demonstrações. Porém, iniciativas envolvendo drones em logística têm se proliferado pelo mundo, não só no comércio, mas especialmente na área da saúde. Em Ruanda, na África, uma empresa americana, desde 2016, entrega bolsas de sangue e outros produtos hospitalares em áreas isoladas do país, salvando vidas. E são exemplos como este que podem ajudar os drones a driblar problemas regulatórios e se tornar populares entregando em minutos diversos tipos de mercadorias. Confira!


Cateter robótico se movimenta de forma autônoma dentro de coração

Experimento na Harvard Medical School mostrou que dispositivo conseguiu chegar ao local indicado em órgãos de porcos em 95% das tentativas. Saiba mais!


Walmart apresenta loja futurista, baseada em inteligência artificial

Conhecida como IRL, local fica no estado de Nova York e servirá como laboratório para testes de novas tecnologias para melhorar a operação. Entenda!


Cientistas conseguem traduzir sinais cerebrais em discurso

Iniciativa desenvolvida na Califórnia pode ser o primeiro passo para ajudar pessoas que perderam a capacidade de falar a se comunicar melhor. Veja!


Disney negocia compra de fatia restante da Hulu para ser única dona

Streaming de vídeo, popular nos EUA, é parte fundamental da estratégia da Gigante de Mídia e Entretenimento para concorrer com o Netflix por assinantes no mercado mundial. Leia!


IMAGEM DA SEMANA

Este é o melhor chip do mundo atualmente. Pelo menos foi o que Elon Musk falou durante o Autonomy Day, evento que ocorreu esta semana, no qual a Tesla anunciou não só que estava produzindo os próprios chips para equipar seus carros, como também que estes seriam fundamentais nos planos da empresa de, já em 2020, ter veículos 100% autônomos. Até então, a Tesla utilizava chips da NVIDIA, mas, a partir deste mês, começou a equipar os modelos S, X e 3 com o novo dispositivo, que Musk disse ser muito superior ao anterior – algo que a NVIDIA questionou bastante. O empresário, conhecido por suas promessas mirabolantes e que na maioria das vezes não são cumpridas no prazo, foi além na ousadia e disse ainda que a ideia é que no ano que vem os donos de carros da Tesla poderão “emprestar” seus veículos para uma frota de táxis autônomos, na qual eles farão uma renda extra enquanto não os utilizam. Algo bastante difícil de crer, haja visto que o Autopilot, o sistema autônomo da montadora, está apenas no nível 2 de 5 possíveis na escala de autonomia. Mesmo assim Musk bancou a promessa. Agora só nos resta esperar para ver se esta se tornará realidade ou não (particularmente, aposto na segunda opção).


ISTO É INCRÍVEL!

Este é o Colossus, um robô desenvolvido pela Shark Robotics especialmente para ajudar bombeiros a combater incêndios. Ele parece um tanque de guerra em miniatura, mas, ao invés de armas, é equipado com mangueiras e dispara água a até 250 metros de distância. Por ser a prova de água e fogo - além de conseguir se locomover por diferentes superfícies, inclusive subir escadas -, o Colossus consegue ir aonde os bombeiros não podem. Ele, inclusive, foi utilizado este mês no incêndio que aconteceu na Catedral de Notre Dame, em Paris, e ajudou a apagar as chamas que consumiram boa parte da histórica construção, atuando nas partes mais perigosas.

Comments


bottom of page