top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 16/11 a 22/11


Um índice que rastreia os empregos do futuro

O Cognizant Jobs of the Future Index é um índice trimestral que monitora a demanda (por meio de vagas abertas) de 50 profissões tidas como do futuro, sendo 45 delas já existentes e cinco que devem surgir nos próximos anos. Todas têm em comum o fato de requerer, em diferentes níveis, algum tipo de habilidade digital. Acompanhar o CJoF Index permite que se entenda melhor as tendências do mercado de trabalho, para que tipos de emprego as empresas estão contratando e quais as capacidades solicitadas. Saiba mais.


Implante cerebral faz pessoas com paralisia controlarem um tabletTécnica permitiu que três participantes de estudo conseguissem controlar aplicativos diversos em dispositivo comum usando apenas o pensamento, um chip implantado no cérebro e um software especial. Confira!


Google registra patente de tênis especial, que promete melhorar locomoção em ambientes virtuaisEmpresa criou calçado com rodas e afirma que usuário de realidade virtual terá experiência muito mais imersiva; dificuldade em simular locomoção é um dos obstáculos para a tecnologia. Leia


Impressora 3D transforma resíduos plásticos em ferramentas espaciais A Estação Espacial Internacional ganhará equipamento capaz de fazer com que restos de plástico se tornem filamento para imprimir objetos em 3D. O objetivo é permitir que astronautas fabriquem peças e ferramentas sob demanda. Veja!


Mini-Cérebros desenvolvidos em laboratório têm similaridades com os de bebês prematurosCientistas criaram organoide a partir de células-tronco e descobriram padrões elétricos semelhantes aos encontrados em crianças que nasceram entre 25 e 39 semanas de gestação. Saiba mais!


Primeiros padrões internacionais para uso de drones são divulgadosAgência Internacional lançou documento contendo regras e punições para garantir a segurança de aeronaves e responsabilizar operadores em casos de má conduta. Confira!


Google Duplex e a ética no uso de inteligência artificial

Esta semana o Google anunciou, sem muito alarde, que seu assistente que marca compromissos por telefone, o Duplex, foi lançado de forma limitada em algumas cidades dos EUA. A novidade, por enquanto, estará disponível apenas para algumas pessoas que possuem o Pixel, smartphone da empresa. Para quem não se lembra, o Duplex foi apresentado pela primeira vez em maio, durante conferência para desenvolvedores do Google, e causou incredulidade e polêmica com a forma humanizada com que a voz virtual reservou uma mesa em um restaurante e marcou um horário em um salão de beleza, sem que os atendentes do outro lado da linha percebessem que se tratava de um robô. Neste início, o Duplex disponibilizará apenas a função de reservas em restaurantes e, mesmo assim, somente em alguns selecionados. Se você quiser saber um pouco mais sobre a tecnologia, vê-la em ação e descobrir porque ela causa preocupação, escrevi um artigo sobre a mesma na época da apresentação. Confira!


FOTO DA SEMANA

A NASA divulgou a data do primeiro teste da SpaceX Crew Dragon (foto), a cápsula que levará astronautas americanos para a Estação Espacial Internacional (EEI). O teste sem tripulação foi marcado para 07 de janeiro de 2019; se tudo ocorrer bem, outro lançamento, desta vez para testar a segurança do equipamento em caso de acidentes, será realizado antes do voo tripulado, este programado para junho do ano que vem. Desde 2011 astronautas americanos não são enviados para o Espaço a bordo de aeronaves dos EUA; isso vem sendo feito pela Soyuz, uma espaçonave russa. A Boeing também está desenvolvendo outro foguete com o mesmo objetivo, porém está mais atrasada que a SpaceX. A NASA tem pressa para viabilizar este novo canal com a EEI, pois seu último lançamento acordado com a Rússia está agendado para novembro de 2019. Ou seja, se houver atrasos ou problemas tanto com a SpaceX quanto a Boeing, os EUA correm o risco de ficarem sem representantes na Estação até que tudo seja resolvido.


ISTO É INCRÍVEL!

Essa imagem foi captada pelo Explorer, um equipamento criado por cientistas da University of California David, que consegue escanear o corpo humano em 3D. Ela mostra, de forma nítida, o esqueleto e órgãos de uma pessoa. Segundo os desenvolvedores, o Explorer pode rastrear o caminho de medicamentos pelo corpo, após ser injetado em uma veia, e até verificar o progresso de doenças, inclusive um câncer que se espalhou. O processo de escaneamento dura apenas 30 segundos. O primeiro equipamento será instalado em 2019, em Sacramento, e será usado, a princípio, para projetos de pesquisa.

Comments


bottom of page