top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 14/12 a 20/12


Um panorama sobre inteligência artificial no mundo

No ano de 2018 certamente a inteligência artificial foi uma das tecnologias mais comentadas na mídia e no setor corporativo. Porém, só quando analisamos dados reais conseguimos ter a dimensão do crescimento dela. Por conta disso, especialistas de Harvard, MIT, Stanford, além de empresas e organizações sem fins lucrativos, criaram o AI Index Report, um relatório anual que reúne gráficos e números de diversos estudos envolvendo o assunto. São informações relevantes, como quantidade de publicações científicas, regiões que mais publicam, volume de investimento em startups, evolução de performance de algoritmos, maiores acontecimentos do ano e muito mais. Confira!


Pílula inteligente é controlada sem fio mesmo dentro do corpo

Dispositivo pode ficar até 30 dias no estômago, libera medicamentos de forma gradual e mede temperatura e batimentos cardíacos, enviando as informações coletadas para um smartphone. Leia!


Chips serão capazes de detectar odores desagradáveis

ARM está desenvolvendo um modelo que carrega sensores e inteligência artificial para identificar e classificar cheiros. Aplicações em roupas e embalagens de alimentos estão no radar. Entenda!


Tratamento que promete reverter Alzheimer será testado em humanos

Experimento, que aplica ondas ultrassônicas no cérebro, apresentou resultados positivos em ratos e ovelhas; governo da Austrália liberou quantia milionária para financiar os testes, que começam em humanos em 2019. Veja!


Novo carro da Hyundai substitui chave por impressão digital

Montadora coreana anuncia que versão 2019 do SUV Santa Fe permitirá ao dono abrir o veículo e dar a partida usando a ponta do dedo. Modelo será lançado na China no 1º trimestre. Saiba mais!


Células-tronco implantadas no cérebro diminuem convulsões epiléticas em ratos

Procedimento feito por cientistas da Texas A&M University mostrou que roedores tiveram 70% menos ataques após cinco meses de tratamento. Leia!



Você já ouviu falar em agricultura celular?

O bife da foto acima é o primeiro da história feito em laboratório - pela startup israelense Aleph Farms. O processo de criar carne desta maneira é conhecido como agricultura celular e tem um objetivo nobre: a agropecuária é responsável por cerca de 30% das emissões de gases do efeito estufa no mundo e, como precisamos urgentemente diminuir tais emissões, produzir carnes de forma mais sustentável é fundamental. Estima-se que a agricultura celular demande 100 vezes menos espaço e 5,5 vezes menos água que a tradicional. Também não há uso de antibióticos, nem sacrifício de animais, por isso os produtos oriundos da prática são conhecidos como clean meat. Porém, até então apenas carne moída, nuggets de frango e croquetes de peixe haviam sido feitos. O bife da Aleph Farms, apesar de ainda longe do que conhecemos, é um grande passo para que estes produtos passem a ser comercializados. O custo, no entanto, é proibitivo. Entenda!


FOTO DA SEMANA

A Agência Espacial Europeia (ESA, em inglês) divulgou fotos impressionantes – uma delas esta de cima - da Cratera de Korolev, em Marte, tiradas pela Mars Express, sua missão que partiu da Terra em 2003 e completa 15 anos no próximo dia 25. A Cratera fica no polo norte do Planeta Vermelho, coberta de gelo, com diâmetro de 82 km e profundidade de quase 2 km. O gelo permanece estável e não derrete por conta da chamada “armadilha fria”. Funciona assim: o vento, ao passar pelo depósito de gelo, esfria e desce, criando uma camada de ar gelado acima da superfície, que a protege de aquecer. O nome da Cratera é uma homenagem a Sergei Korolev, considerado o pai do programa espacial soviético. Esta semana, Marte também foi palco do início de outro experimento histórico, com a InSight - missão da NASA - implantando um sismógrafo no solo do planeta, a primeira vez que um aparelho deste foi colocado em outro corpo celeste. O objetivo é medir as ondas sísmicas do local, os chamados “martemotos” (versão de Marte dos terremotos). O ano de 2018 ficou marcado pelo avanço da indústria espacial e o início do crescimento de um mercado muito promissor para a próxima década.


ISTO É INCRÍVEL!

Esta é a TV rolável da LG, que, segundo informações da Bloomberg, vai chegar ao mercado em 2019. O aparelho, de 65 polegadas, fica dentro de uma caixa retangular e tem a capacidade de se desenrolar e enrolar como se fosse um pôster, apenas com o toque de um botão. O tamanho da tela também é ajustável de acordo com a preferência do cliente. A tela, aliás, é feita de OLED, que retrata imagens mais nítidas e dobra mais facilmente que as de LCD. O mercado para as TVs de OLED ainda é pequeno (cerca de 1,1% apenas, contra 98% de LCD), mas há projeção de 70% de crescimento ano que vem. Não há estimativa de valor, mas certamente podemos esperar algo bem caro.

Comments


bottom of page