top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 14/09 a 21/09

Atualizado: 25 de set. de 2018

Direto do Renova Inova


A inteligência artificial, a economia mundial e o Brasil


Um estudo da consultoria McKinsey estima que a adoção de inteligência artificial adicionará cerca de US$13 trilhões à economia mundial em 2030. O relatório analisou 41 países de acordo com alguns critérios, como maturidade digital e capital humano, e os dividiu em quatro grupos. O Brasil, porém, não ficou bem posicionado. Saiba mais!


Hype Cycle: como a Gartner classifica a maturidade das tecnologias


A Gartner é uma das principais consultorias e empresas de pesquisa especializadas em tecnologia no mundo. Uma das ferramentas que criou é o Hype Cycle, um gráfico que analisa o grau de maturidade e adoção destas tecnologias, como uma forma de facilitar decisões de investimento dos seus clientes. Veja como funciona!


As principais notícias da semana


Primeira ciclovia feita de plástico reciclado é inaugurada na Holanda


O que é? A cidade de Zwolle, na Holanda, inaugurou este mês a primeira ciclovia feita de plástico reciclado. Ela tem 30 metros de comprimento e contém o equivalente em plástico a 218 mil copos ou 500 mil tampas de garrafa. Além disso, a ciclovia é inteligente, com sensores que monitoram sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ela e sua durabilidade.


Por que é importante? Anualmente, são usadas cerca de 350 milhões de toneladas de plástico em todo o mundo. Porém, a grande maioria é incinerada ou se acumula em lixões ou no mar. Por isso, as companhias KWS, Wavin e Total se juntaram para fundar a PlasticRoad, a companhia que produz o material da ciclovia.


E agora? O material ainda não é 100% feito de plástico reciclado, mas a ideia da PlasticRoad é que isto seja atingido em breve. A segunda ciclovia já tem data para ser inaugurada: será em novembro, em Giethoorn, também na Holanda.


Links: 1 – 2


Amazon pretende abrir 3 mil unidades de sua loja sem caixas até 2021


O que é? Em 2016, a Amazon chamou a atenção do mundo ao inaugurar a Amazon Go, uma loja física que não tem caixas. Os clientes entram usando um aplicativo no smartphone, pegam os produtos que desejam – como saladas, sanduíches, bebidas e outros nessa linha – e deixam o local, sendo descontados automaticamente de suas contas. A empresa utiliza câmeras, sensores e inteligência artificial para identificar o que cada pessoa está levando.


Por que é importante? A Amazon é a maior varejista online do mundo, mas, nos últimos anos, passou a apostar também em lojas físicas. Abriu livrarias, comprou a Whole Foods, uma cadeia de supermercados americana focada em comidas mais frescas e saudáveis, e abriu a Amazon Go em Seattle. O CEO e fundador, Jeff Bezos, disse recentemente que se interessa pelas lojas físicas, mas só se elas tiverem algo novo a oferecer, o que é bem o caso da  Go.


E agora? Existem dúvidas sobre o tipo de produtos que serão vendidos: se somente os mais simples e rápidos de serem consumidos ou se haverá mais opções comuns a supermercados. De qualquer forma, o objetivo é bastante ousado. Atualmente, apenas quatro unidades da Amazon Go estão em funcionamento, três em Seattle e uma em Chicago. Até o final deste ano, este número deve chegar a 10; em 2019, a 50; e em 2021 este salto gigante para 3.000 unidades. Porém, não se pode duvidar da Amazon, não é mesmo?


Link: 1


Pele sintética pode fazer pessoas com próteses voltarem a sentir contato


O que é? Pesquisadores da Academia de Ciências da China, na cidade de Ningbo, desenvolveram uma pele sintética hipersensível ao toque. Ela é composta por uma membrana de polímeros com partículas magnéticas na superfície, além de ar e um sensor magnético dentro. A pele é tão sensível que, em testes, conseguiu sentir até as antenas de uma formiga.


Por que é importante? As próteses estão cada vez mais avançadas e permitem que pessoas que perderam membros consigam ter uma vida relativamente normal – inclusive realizando tarefas mais complicadas, como correr maratonas e fazer escaladas. Porém, a ausência de sensibilidade nestas próteses ainda é algo que incomoda os usuários. Ter uma pele sintética capaz de se conectar ao cérebro e levar sensações de toque seria certamente uma grande vitória.


E agora? No entanto, a pesquisa não estudou como seria a integração da pele sintética com os nervos dos usuários, ou seja, mesmo usando-a, as pessoas não conseguiriam sentir de fato. Por conta disso, é preciso uma nova pesquisa que vá além e estude como isso poderia ser feito. Memso assim, já é um primeiro passo.


Link: 1


Eliminar células velhas pode impedir a degeneração do cérebro


O que é? Pesquisadores da Mayo Clinic, em Minnesota (EUA), publicaram um estudo na revista Nature, no qual descobriram que, caso eliminassem as células senescentes – ou as impedissem de se desenvolver e acumular – conseguiriam prevenir a degeneração de cérebros em ratos. As células senescentes são aquelas que perderam a capacidade de se dividir e proliferar, e o acúmulo delas está relacionado com o processo de envelhecimento.


Por que é importante? A eliminação de células senescentes é, há algum tempo, tida como uma das possíveis formas de se combater doenças como Alzheimer e Parkinson, e até mesmo de se conseguir um processo antienvelhecimento. Por isso, apesar de o experimento ter sido feito com ratos, o resultado positivo mostra que este, de fato, pode ser um caminho.


E agora? Apesar do sucesso na pesquisa, a técnica não está nem perto de começar a ser testada em humanos (afinal, claro, existem muitas diferenças entre homens e ratos). Porém, algumas empresas – como a Unity Biotech, Cleara Biotech e Oisín Biotechnologies – trabalham com um conceito parecido, de eliminação de células senescentes, para tratamento de outras doenças relacionadas à velhice, como artrite em joelhos, por exemplo.


Link: 1


Primeiro trem a hidrogênio entra em funcionamento na Alemanha


O que é? A companhia francesa Alstom desenvolveu dois trens movidos a hidrogênio, que entraram em funcionamento esta semana na Alemanha. São os primeiros deste tipo a serem usados no mundo. Os trens estão cobrindo um percurso de cerca de 100 km entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, no norte do país.


Por que é importante? Trens movidos a hidrogênios não emitem gases poluentes. É um dos primeiros passos que a Alemanha dá em direção ao seu objetivo de reduzir drasticamente as emissões de seus sistemas de transporte. A vantagem dos veículos movidos a hidrogênio é que o tempo para abastecimento é tão rápido quanto os de combustíveis fósseis, diferente dos elétricos, que demorariam uma noite inteira para estarem com carga completa. Os modelos da Alstom têm autonomia para 1.000 km por recarga e atingem velocidades máximas de 140km/h.


E agora? A companhia francesa assinou contrato para entregar outras 14 unidades no país até 2021. Estima-se que o custo destas novas unidades tenha sido de 81 milhões de euros.


Link: 1


Coisas incríveis


Pele robótica dá vida a serem inanimados


Pesquisadores da Universidade de Yale criaram uma pele robótica, que consegue dar “vida” a objetos inanimados. A pele é feita com um elástico equipado com sensores e atuadores (elementos que produzem movimentos atendendo a comandos que podem ser manuais, elétricos ou mecânicos). O objetivo é usar este material em roupas especiais para ajudar pessoas com problemas de postura. No GIF abaixo vocês conseguem ver uma aplicação um tanto quanto inútil, mas não menos interessante: um cavalo de pelúcia andando.


Inteligência artificial cria um game por conta própria


Matthew Guzdial, doutorando da Georgia University of Technology, desenvolveu um algoritmo de inteligência artificial capaz de criar games por conta própria. Para isso, ele abasteceu o algoritmo com horas de filmagens de pessoas jogando games como Super Mario Bros, Kirby Adventure e Mega Man, o que fez com o mesmo aprendesse algumas características. O resultado é o Killer Bounce, um game com gráfico simples, mas que parece ser divertido.


Foto da Semana

O bilionário japonês Yuzaku Maezawa será o primeiro turista espacial da SpaceX, empresa fundada por Elon Musk. Yuzaku comprou não só uma passagem, como reservou o voo inteiro, no qual quer levar mais oito artistas para acompanha-lo em uma voltinha pela órbita da Lua. O valor pago pela empreitada não foi divulgado, mas estima-se que esteja na casa dos centenas de milhões de dólares. O voo está programado para 2023.

Comments


bottom of page