top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 11/01 a 17/01


O mercado de smartphones está saturado?

Em 2018, pela primeira vez, o mercado de smartphones teve uma queda. A Apple anunciou que sua receita no último trimestre do ano passado será bem abaixo das expectativas; Samsung e LG também divulgaram números menores que o esperado. O maior motivo, segundo analistas, é o enfraquecimento da economia na China. Porém, as empresas chinesas tiveram um ano de crescimento, com a Huawei, por exemplo, batendo recorde e tomando da Apple o posto de segunda maior do mundo em vendas. Os olhos agora estão voltados para Índia, África e América Latina, onde bilhões de pessoas ainda não possuem um aparelho. Será que o mercado de smartphones está saturado mesmo? Saiba mais!


Cientistas imprimem parte de medula espinhal e fazem ratos com lesão voltarem a andar

Com uma impressora 3D, pesquisadores conseguiram recriar com precisão partes do órgão em laboratório e implanta-los nos roedores, permitindo que os mesmos recuperassem os movimentos. Entenda!


Novo modelo de chip Bluetooth puxa energia "do ar" para funcionar

Novidade criada pela empresa Wiliot elimina a necessidade de bateria e pode ser conectada a sensores; a promessa é permitir que basicamente qualquer objeto torne-se inteligente. Confira!


Nike apresenta tênis que monitora performance em tempo real

Calçado inteligente possui sensores, acelerômetro e giroscópio embutidos, capazes de enviar informações para um aplicativo; sem cadarço, ele também é ajustado aos pés utilizando o mesmo app. Lançamento será em fevereiro. Veja!


Google vai pagar para que funcionários realizem trabalho voluntário durante até seis meses

Iniciativa, chamada de Fellowship, irá colocar Googlers (como são conhecidas as pessoas que trabalham na empresa) para auxiliar organizações sem fins lucrativos parceiras da companhia. Leia!


Inteligência artificial identifica doenças genéticas raras analisando apenas imagens do rosto

Sistema, chamado de DeepGestalt, usou banco de dados com mais de 500 mil imagens para conseguir ter desempenho superior ao de médicos no diagnóstico de algumas síndromes. Saiba mais!


Bezos e as narrativas: uma declaração de guerra aos powerpoints

Na grande maioria das empresas, as reuniões costumam iniciar com apresentações em powerpoint, nais quais os responsáveis apresentam gráficos e tópicos sobre determinados assuntos. Durante e após o encontro, os demais presentes fazem questionamentos relacionados ao que está sendo exposto. Na Amazon não. Jeff Bezos, seu fundador e CEO, atualmente o homem mais rico do mundo, baniu o uso de PPT/PPS em 2004. Desde então, relatórios e novos projetos devem ser sempre formatados como narrativas de seis páginas, onde o responsável precisa desenvolver seus argumentos de forma clara e bem construída, em uma espaço limitado. Entenda!


A FOTO DA SEMANA

Este é o Marty, o novo funcionário da Giant Food Stores e Stop & Shop, duas redes de supermercados dos EUA. O robô opera de forma autônoma, usando LIDAR (tecnologia fundamental em veículos autônomos, que dispara milhares de lasers ao seu redor, traçando um mapa 3D do ambiente em que se encontra), oito câmeras em diferentes posições e um software de reconhecimento de imagens. O Marty ficará rodando pelas lojas sozinho, identificando problemas, como sujeira (poças de suco após uma garrafa se quebrar, por exemplo), produtos no chão ou etiquetas de preços mal posicionadas. Ele também poderá, caso programado, ajudar a monitorar as prateleiras e os estoques, para avisar se um produto estiver faltando. Uma vez identificado o problema, o robô para em frente ao mesmo. Por enquanto, quando isto acontecer, uma equipa será acionada em uma central de controle nas Filipinas (isso mesmo, bem longe dos EUA) e acessará o campo de visão para confirmar se trata-se de fato de uma situação que precisa ser resolvida. Se for, um funcionário será chamado para fazê-lo. O Marty já está em operação em algumas localidades e será implementado, a princípio, em 176 lojas das redes no total. A Ahold Delhaize, empresa holandesa que controla as duas marcas, garante que nenhum emprego será eliminado por conta do robô e que o mesmo irá, na verdade, facilitar o trabalho das pessoas. Porém, com a robótica avançando em ritmo intenso, fica difícil imaginar que isso não vai acontecer no futuro. O uso de automação e outras novas tecnologias têm sido cada vez mais comum no varejo. O exemplo mais conhecido é o da Amazon Go, que não possui caixas; ali, o cliente entra usando o app da loja no smartphone, pega o que deseja e sai, sendo descontado automaticamente em sua conta.


ISTO É INCRÍVEL!

Há duas semanas publiquei aqui uma foto que a sonda lunar chinesa Chang’e-4 tirou quando pousou no lado oculto da Lua, um feito até então inédito (se você quiser vê-la e ler mais sobre a missão lunar da China, clique aqui). Esta semana, no entanto, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, siga e inglês) divulgou o vídeo do momento do pouso. No GIF acima você vê uma parte que eu cortei do vídeo original. Também acelerei a imagem 2,75x para deixar no formato adequado para esta newsletter, pois é um evento histórico, que merece ser comentado novamente. Se você quiser assistir ao vídeo completo - são 2 minutos e 47 segundos -, o link é este. Recomendo!

コメント


bottom of page