top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 08/02 a 15/02


Gigantes do petróleo de olho na eletrificação

Quando se fala em eletrificação, o setor automotivo é o primeiro que vem à cabeça como aquele que será mais impactado. Porém, há outra indústria que passará por profundas mudanças: óleo e gás. Se hoje a venda de carros elétricos representa um pequeno percentual das vendas totais de veículos, nas próximas décadas este número vai aumentar consideravelmente, diminuindo a demanda por combustíveis fósseis. Por conta disso, as maiores empresas de petróleo do mundo estão se movimentando para não serem deixadas para trás. Elas estão comprando ou investindo em startups, especialmente as de pontos de recarga de bateria, e até em distribuidoras de energia. Saiba mais!


Tecido resfria ou aquece de acordo com a temperatura corporal

Fios são feitos de duas fibras sintéticas e revestidos por nanotubos de carbono, um material especial; eles retêm ou liberam calor de forma automática dependendo de quem o está usando. Entenda!


Inteligência artificial identifica doenças em crianças com precisão semelhante a médicos

Desenvolvido por cientistas americanos e chineses, algoritmo pode auxiliar médicos com uma segunda opinião e evitar diagnósticos errados. Veja!


Pesquisadores transformam tipo comum de plástico em combustível

Polipropileno corresponde a cerca de um quarto de todo plástico consumido no mundo; técnica pode diminuir o problema de poluição nos oceanos. Confira!


Apple deve lançar plataformas de streaming e notícias em março

Com a queda na venda de iPhones, disparada sua maior fonte de receita, empresa aposta que serviços podem ajudar a repor faturamento perdido. Leia!


Hong Kong começa testes para prisões inteligentes

Território autônomo quer usar tecnologia para diminuir exposição dos guardas em situações do dia a dia e aumentar a segurança dos presos. Saiba mais!



Argumentação computacional: algoritmos bons de debate

Esta semana aconteceu um debate entre um humano e uma máquina. Sim, um debate. Harish Natarajan, um debatedor profissional, e Miss Debater, um algoritmo desenvolvido pela IBM (conhecido formalmente como Project Debater), se enfrentaram em uma argumentação sobre subsídios governamentais para pré-escolas. O tópico foi sorteado dentre várias opções e informado aos participantes 15 minutos antes do debate começar, para que eles preparassem seus argumentos. Depois, ambos tiveram quatro minutos para apresenta-los, mais quatro minutos para réplicas e dois minutos para considerações finais. Uma plateia julgou a competição e, apesar de ter dado a vitória para Natarajan, elogiou o desempenho da máquina, com a alegação de que a mesma ajudou o competidor a enriquecer seu raciocínio. Talvez a grande vantagem humana tenha sido a capacidade de poder colocar emoção em suas colocações, mudando entonação e fazendo pausas, por exemplo. O Project Debater foi alimentado com centenas de milhões de artigos de jornais e revistas conceituados em 100 assuntos diferentes, além de técnicas de argumentação. Uma voz feminina – por isso o Miss Debater – é responsável por fazer a exposição. Já escrevi sobre o projeto da IBM em detalhes. Saiba mais!


FOTO DA SEMANA

Após 15 anos em Marte, esta semana o Opportunity, um rover da NASA, teve decretado o fim de sua missão. Durante este tempo, ele percorreu 45 km, enviou diversas imagens do Planeta Vermelho e descobriu os primeiros sinais de gelo no local. Em junho do ano passado, uma enorme tempestade de poeira atingiu o rover e o contato foi perdido pelo controle na Terra. Desde então, a NASA tentou restabelecê-lo – foram mais de 800 tentativas -, porém sem sucesso. A esperança era que a temporada de ventos em Marte limpasse os painéis solares do Opportunity e o mesmo pudesse voltar a funcionar, o que não aconteceu. Por isso, a agência espacial decidiu por encerrar os esforços. Apesar da má notícia – alguns integrantes da NASA choraram como se tivessem perdido um ente querido, segundo relatos -, não é o final da exploração do local. O Curiosity pousou por lá em 2012 com o objetivo de entender como as crateras e montanhas se formam no Planeta Vermelho; e o InSight, que chegou em 2018, busca por “Martemotos”, a versão dos terremotos em Marte.


ISTO É INCRÍVEL!

A Tesla mostrou que é pet friendly e lançou uma nova função, chamada “dog mode”, criada especialmente para aquelas pessoas que possuem um veículo da montadora e têm cachorros. Agora, quando o dono precisa ir a algum local e tem que deixar o cão (ou gato também, por que não?) dentro do carro, ele ativa a função, ajusta a temperatura que deseja e a mesma irá se manter até que ele retorne. Além disso, no enorme display, que todos os veículos da Tesla possuem, aparecerá uma mensagem com os dizeres “Meu dono irá voltar em breve”, caso algum transeunte se preocupe com a situação. Se a bateria chegar a menos de 20%, uma notificação é enviada para o smartphone do proprietário. O “dog mode” já está disponível nos modelos Model 3 e, em breve, também será disponibilizado nos modelos Model S e Model X produzidos após agosto de 2017. O melhor é que não é preciso ir a uma oficina ou concessionária para ativa-lo. Todas as atualizações de software nos carros da Tesla são feitas remotamente. Claro que deixar animais sozinhos dentro de veículos não é uma atitude ideal (em algumas cidades é até crime), mas às vezes é inevitável e, nesses casos, melhor deixa-los confortáveis.

Comments


bottom of page