top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 05/04 a 11/04


Empresas de tecnologia na mira de governantes

Por muitos anos, o lema “Mova-se rápido e quebre coisas” ditou a forma como as startups planejavam e executavam seus modelos de negócio. Era um sinal claro de que elas não poderiam esperar para se adaptar às regulações; as regulações que deveriam se adaptar a elas. Porém, problemas recentes envolvendo diferentes plataformas – culminando com um atentado terrorista que matou 50 pessoas na Nova Zelândia sendo transmitido ao vivo pelo Facebook -, fizeram com que governos de todo o mundo contra-atacassem e, agora, as Big Tech estão na mira de várias leis que estão sendo discutidas para regular e diminuir o poder destas empresas. Saiba mais!


Novo dispositivo é capaz de filtrar células cancerosas no sangue

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Michigan, aparelho tem o potencial não só de impedir a metástase - maior cause de mortes em portadores de câncer - como também de diagnosticar a doença em pacientes. Confira!


Smartphones de tela dobrável vão demorar até serem populares

Estudo da Gartner aponta que segmento deve representar apenas 5% do mercado de smartphones em 2023. Veja!


Escola chinesa obriga alunos a usar testeira para medir atenção em sala

Situada na cidade de Hangzhou, colégio coloca equipamento com sensores de eletroencefalograma em crianças e professores podem monitora-las em tempo real por painel de controle. Leia!


Disney anuncia Disney+, seu tão aguardado streaming de vídeos

Serviço custará menos do que o Netflix e será lançado em 12 de novembro nos EUA, Europa Ocidental e Ásia com cardápio imponente de atrações; América Latina ficará para 2020. Entenda!


O elevador lento

Um grupo de moradores de um prédio reclama com o síndico que o elevador é muito lento e que eles acabam esperando bastante tempo para pegá-lo. Um modelo de solução básico para este problema seria:

Problema: Elevador lento

Soluções: trocar o elevador por um novo; melhorar o motor; criar um mecanismo de inteligência…


Não há nada errado com estas soluções. É bem provável que elas sirvam para resolver o problema. Porém, podemos olhar a situação sob outro ponto de vista:

Problema: Tempo de espera

Solução: instalar espelhos ao lado dos elevadores


Se olharmos com atenção, o problema dos moradores não é que o elevador é lento e sim que eles esperam muito para acessá-lo. Logo, é possível enxergamos a solução de outra maneira. Ao invés de focar no elevador, por que não instalar espelhos ao lado dos elevadores? É comprovado que as pessoas perdem a noção de tempo quando têm algo para se distrair. Pouca gente resiste a se olhar no espelho e isso, por si só, diminui a sensação de que o tempo de espera está longo demais. Uma solução, provavelmente, muito mais barata do que a escolha óbvia, apresentada anteriormente.


Reframing the problem, como bem coloca a HBR neste artigo.


IMAGEM DA SEMANA

Esta é uma foto histórica. Trata-se da primeira imagem tirada de um buraco negro, feita pelo Event Horizon Telescope (EHT). Ele fica localizado dentro da Messier87 (M87), uma galáxia que se encontra a mais de 53 milhões de anos-luz da Terra, e tem 6,5 bilhões de vezes mais massa do que o Sol. A imagem foi feita utilizando radioastronomia. Como o buraco negro não irradia luz, o EHT focou no gás que o rodeia para poder tirar uma imagem de sua sombra. Para isso, foi preciso analisar o horizonte de eventos, o limite além do qual a luz não pode mais escapar da intensa gravidade do buraco negro. O gás nesta área aquece até bilhões de graus, criando uma silhueta cuja forma deve ser prevista pela teoria da relatividade de Einstein. Até agora, as observações estão de acordo com o que ele antecipou. Essa sombra é revelada no centro da imagem em um cenário de luz brilhante, que está sendo puxada pela gravidade do buraco. Um lado da imagem é mais brilhante que o outro, por causa da orientação do buraco negro em relação à Terra. O lado mais brilhante é o que está girando em direção à Terra, o que significa que as partículas estão sendo lançadas em direção ao nosso planeta mais rápido naquela borda, fazendo com que pareçam brilhar mais intensamente. É uma explicação complicada de entender, mas o importante mesmo é saber que esta imagem entrou para história, a ponto de especialistas afirmarem que os livros serão divididos entre antes e depois dela.


ISTO É INCRÍVEL!

Este é um robô jogador de basquete desenvolvido pela Toyota. Chamado de CUE 3, ele mede 2,13m e tem uma precisão de arremessos impressionante, chegando a vencer até desafios contra humanos. Para isso, ele utiliza sensores posicionados em seu tronco para criar um mapa 3D de onde está a tabela. A partir deste mapa, os motores nos cotovelos e nos joelhos fazem o movimento necessário para a cesta, seja de três pontos ou lance livre. O CUE 3, claro, ainda não consegue driblar ou enterrar, o que só deve acontecer em 20 anos, mas, mesmo assim, não deixa de ser um feito incrível.

Comments


bottom of page