top of page
  • feliperibbe

Pílula inteligente aumenta 100 vezes o tamanho original após entrar no estômago

O que é? Pesquisadores do MIT criaram uma pílula inteligente que consegue aumentar 100 vezes seu tamanho original apenas 15 minutos após entrar no estômago, o que permite que ela fique por lá por longos períodos. A pílula é feita de dois materiais de hidrogel: um que expande e outro que atua como protetor, impedindo que o primeiro se quebre no processo de expansão e com os movimentos do estômago. Dentro do órgão, a pílula fica do tamanho de uma bola de baseball e, apesar de extremamente resistente, é macia e mole. Para que ela encolha e passe pelo sistema digestivo, basta uma solução de íons de cálcio. Os pesquisadores testaram as pílulas, colocando termômetros dentro delas para medir a temperatura interna de porcos, que possuem estômagos parecidos com o de humanos. As pílulas conseguiram cumprir sua função da maneira correta durante 30 dias. Os resultados do experimento foram publicados na revista Nature Communications.

Por que é Importante? O estudo de pílulas inteligentes não é mais novidade; há diversas iniciativas pelo mundo, com dispositivos que podem liberar medicamentos de forma controlada, analisar o progresso de doenças ou quaisquer outros dados do corpo em tempo real. Porém, todas esbarram em um problema: as pílulas, por serem pequenas para serem engolidas, acabam passando rapidamente pelo sistema digestivo, o que limita seu uso a curtos períodos. Esta nova tecnologia pode dar aos dispositivos uma vida útil bem superior.


E agora? Apesar do experimento ter sido realizado para monitorar temperatura interna, os pesquisadores imaginam diversas outras aplicações no futuro, como monitoramento de níveis de pH, rastreamento de bactérias e vírus, coleta de imagens de tumores e até como substituição a balões gástricos, que são usados para emagrecimento. Atualmente estes balões são implantados com cirurgia, o que gera custos e riscos altos. O caminho, porém, ainda é longo, até que se consiga autorização para testes em humanos.


Comments


bottom of page