top of page
  • feliperibbe

Perfumes criados por inteligência artificial serão vendidos no Brasil em 2019

O que é? A IBM e a Symrise, uma das maiores produtoras de fragrâncias do mundo, se juntaram para desenvolver um algoritmo de inteligência artificial especializado em criar perfumes. Chamado de Philyra – em homenagem à deusa grega do perfume -, o algoritmo analisa milhares de ingredientes, fórmulas e dados de consumidores para encontrar padrões, testar combinações e chegar a novas fragrâncias. Duas delas serão comercializadas pelo Boticário, grande rede de cosméticos e perfumes do Brasil, em 2019. As fórmulas desenvolvidas pelo Philyra foram ligeiramente modificadas por um especialista para conseguirem enfatizar uma das notas do aroma e para que permanecessem mais tempo na pele.


Por que é importante? O uso de inteligência artificial tem sido cada vez comum em diversas áreas, como medicina, finanças, direito e até artes. Então é natural que em um setor como o de fragrâncias, no qual novas fórmulas estão sempre sendo testadas, ela também fosse utilizada, já que combinar milhares de ingredientes em busca de um novo produto manualmente não é um processo dos mais simples. Dessa maneira, os algoritmos têm o potencial de chegar a combinações até então inimagináveis, não só em perfumes, como em outros cosméticos, sabores e materiais.


E agora? A Symrise deixou claro que a ideia com o Philyra não é substituir humanos e sim ajuda-los em seu trabalho, aumentando a eficiência e a velocidade com que as fragrâncias são desenvolvidas. Vamos aguardar para ver esta novidade por aqui no ano que vem.


Comments


bottom of page