top of page
  • feliperibbe

Novo plástico pode ser reciclado de forma infinita sem perda de qualidade

Pesquisadores do Berkeley Lab criaram um novo tipo de plástico, que pode ser quebrado a um nível molecular para criar um novo plástico sem deterioração alguma da qualidade do mesmo. O plástico é feito de polímeros, que, por sua vez, são formados por monômeros. O método tradicional de produzir o material envolve o uso de substâncias químicas que se prendem a estes monômeros, tornando difícil uma posterior reciclagem. Consequentemente, o plástico também torna-se menos resistente em sua próxima “geração”.


O novo plástico, chamado de PDK, facilita a reciclagem, pois necessita apenas de um pouco de ácido para separar os aditivos químicos dos monômeros. Assim, é possível criar novos materiais a partir destes monômeros sem perda de qualidade. A ideia dos pesquisadores é que o PDK seja utilizado para substituir plásticos que atualmente não são reciclados, como os aplicados em tênis e em smartphones, por exemplo.


Por enquanto, o PDK só existe em laboratório, mas a equipe está trabalhando para não só torna-lo comercial, como também deixa-lo mais sustentável, incorporando ingredientes baseados em vegetais. O estudo sobre o material foi publicado na conceituada revista Nature.


Comments


bottom of page