top of page
  • feliperibbe

Nike apresenta tênis inteligente que monitora performance em tempo real

O que é? A Nike divulgou seu novo tênis conceito, o Nike Adapt. Trata-se de um calçado inteligente, que terá sensores, acelerômetro e giroscópio embutidos, capazes de monitorar a performance do usuário em tempo real, enviando as informações via aplicativo tanto para o próprio quanto para a empresa (caso o usuário permita). O tênis não possui cadarço e se ajusta aos pés também via app. Existem também dois botões, um para apertar e outro para afrouxar, caso alguém prefira fazê-lo desta maneira. É possível ainda salvar diferentes configurações, como, por exemplo, uma para correr, outra para quando estiver no escritório. Por conta de todos estes dispositivos e funções, ele precisará ser recarregado a cada duas semanas aproximadamente. Não à toa um dos executivos da empresa comparou o uso do produto a calçar dois smartphones. O primeiro modelo do Nike Adapt será voltado para atletas de basquete e custará US$350. A tecnologia no calçado poderá ser atualizada pelo aplicativo, o que mostra que suas funcionalidades poderão mudar com o tempo.

Por que é importante? Basicamente todo produto nos próximos anos será capaz de extrair dados de seus usuários, que irão servir não só para melhorar a experiência dos mesmos, como também para fazer com que as empresas conheçam melhor seus consumidores. No caso, o Nike Adapt é mais uma iniciativa da companhia em direção à digitalização. A ideia é ampliar o número de membros do NikePlus, um programa de fidelidade, cujos participantes gastam em média três vezes mais que os clientes comuns no site oficial da empresa. Algumas lojas também estão passando por mudanças no layout, com foco em criar uma fusão das experiências online e offline.


E agora? A empresa pretende utilizar a mesma tecnologia do Adapt em outros produtos, como tênis de corrida e vestimentas esportivas e casuais em geral. A Nike lançará o calçado oficialmente em 17 de fevereiro, mas esta semana o mesmo será usado em público pela primeira vez pelo ala Jayson Tatum, do Boston Celtis, da NBA.


Comentários


bottom of page