top of page
  • feliperibbe

Michelin e GM querem lançar pneu que não precisa de ar em 2024

A Michelin e a GM se uniram e pretendem lançar, em 2024, um novo conceito de pneu, que promete revolucionar o setor automotivo. Chamado de Uptis (Unique Puncture-proof Tire System), ele não precisa de ar para funcionar. O protótipo apresentado pelas duas empresas mostra o que parece ser um esqueleto de um pneu convencional. Ele possui uma camada externa feita de uma mistura de compostos de borracha e sintéticos. Além disso, apresenta o mesmo tipo de banda de rodagem, mas não há paredes laterais. Ao invés disso, o protótipo usa raios compostos de alta resistência ligados a um cubo de alumínio, que é montado no eixo de um carro, exatamente como acontece com os pneus tradicionais.


O Uptis não pode ser inflado, não esvazia, nem pode estourar, o que melhora a segurança dos motoristas. Segundo as empresas, dados do setor mostram que um em cada cinco pneus sofrerão uma perda de pressão de ar em algum momento a cada ano. O enchimento inadequado também é frequentemente apontado como causa de acidentes e foi culpado por centenas de mortes envolvendo pneus da Firestone nos modelos Explorer, da Ford, duas décadas atrás. Outros benefícios apontados são um menor custo e uma maior durabilidade.


A Michelin já realizou extensos testes virtuais com o Uptis e agora começou a rodá-lo em veículos reais. A GM também o está testando em uma frota de seu veículo elétrico Chevrolet Bolt. Há relatos de que a Bridgestone-Firestone também está trabalhando em cima da tecnologia. Resta aguardar para saber se estes pneus inovadores vão entregar o que prometem.


Comentarios


bottom of page