top of page
  • feliperibbe

Metrô na China testa reconhecimento facial para pagamento de passagens

O que é? A estação de Futian, em Shenzhen, na China, está testando o uso de reconhecimento facial para pagamento de passagens. Por meio de uma rede 5G ultra-rápida, os usuários podem substituir tickets ou QR codes em seus smartphones pelo próprio rosto, tornando a experiência basicamente sem fricção. Para isso, basta fazer um cadastro prévio com informações básicas e a face, além de selecionar um método de pagamento; depois, quando o indivíduo chega à estação, ele olha para uma tela do tamanho de um tablet, que o reconhece e desconta o pagamento automaticamente. O sistema foi desenvolvido pelo operadora do metrô em parceria com a Huawei.


Por que é importante? Shenzhen é uma das cidades mais importantes da China atualmente, comparada até ao Vale do Silício. A população passa das 12,5 milhões de pessoas; diariamente, 5 milhões delas em média passam pelo metrô local. O uso de reconhecimento facial poderia melhorar consideravelmente a eficiência do meio de transporte no futuro, deixando de lado a necessidade de se enfrentar filas para comprar os tickets ou dificuldades com os mesmos nas catracas. O uso de tecnologia para pagamento é muito comum no país. Cerca de 583 milhões de chineses utilizaram o smartphone para pagar por diversos tipos de produtos e serviços em 2018, por isso a novidade tem boa chance de “pegar” com os habitantes. Apesar da polêmica em relação à privacidade, que sempre vem à tona quando o assunto é reconhecimento facial, na China o debate não é tão acalorado, já que a população local está acostumada a ser vigiada por câmeras do mega sistema de vigilância que toma conta do país. Então também não deve haver problemas quanto a isto.


E agora? A operadora do metrô não deu detalhes sobre se e quando irá implementar o novo método oficialmente para todos os usuários do meio de transporte.


Comments


bottom of page