top of page
  • feliperibbe

Jaguar Land Rover planeja pagar criptomoedas a motoristas por informações

A Jaguar Land Rover está testando uma tecnologia que, no futuro, poderá fazer com que os motoristas de seus carros sejam recompensados em criptomoeda por informações compartilhadas com outros veículos e autoridades, como condições de trânsito e buracos na pista, por exemplo. A criptomoeda, IOTA, é baseada em uma rede distribuída – semelhante a uma Blockchain – e é conhecida como a “criptomoeda da internet das coisas”, permitindo que pessoas e dispositivos de vários tamanhos (neste caso, veículos) transfiram dinheiro entre si sem taxas. Seu valor atual, em 02/05, está na casa de US$0,28 cada moeda. Com ela, os motoristas poderão pagar por pedágios, estacionamentos ou recarregar veículos elétricos.


A montadora pretende instalar carteiras inteligentes em seus carros e, no momento, está fazendo testes nos modelos Jaguar F-Pace e Range Rover Velar. Não há, no entanto, perspectivas para prazos de lançamento ou mesmo se a novidade será de fato implementada.


Em entrevista à Reuters, Dominik Schiener, co-fundador e co-chairman da IOTA Foundation, afirmou que a ideia é que haja uma interoperabilidade entre diversas montadoras, com a IOTA podendo ser compartilhada entre modelos de todas elas ao invés de existir uma criptomoeda exclusiva para a Jaguar, uma para a BMW e outras, por exemplo.


Comments


bottom of page