top of page
  • feliperibbe

Inteligência artificial supera algoritmos especialistas em jogos de tabuleiro

O que é? Pesquisadores da DeepMind, empresa que faz parte da Alphabet (também dona do Google), desenvolveram um algoritmo de inteligência artificial chamado AlphaZero, que foi capaz de derrotar outros algoritmos especializados em três jogos de tabuleiro: xadrez, shogi (xadrez japonês) e Go. O AlphaZero foi alimentado apenas com as regras básicos dos jogos e passou a jogar milhões de partidas contra si mesmo, aprendendo por tentativa e erro, uma técnica conhecida como reinforcement learning. O processo de treino e aprendizado demorou nove horas para o xadrez; 12 horas para o shogi; e 13 dias para o Go. Depois disso, o novo algoritmo não deu chances para os outros, até então considerados os melhores do mundo em suas respectivas especialidades.


Por que é importante? Jogos de tabuleiro são usualmente utilizados para testar capacidades de algoritmos, porém o AlphaZero é especial, pois conseguiu em pouco tempo dominar jogos diferentes. Até então cada algoritmo conseguia se especializar em apenas um tipo de jogo. Ele também implementou estratégias e jogadas que ainda não tinham sido vistas por humanos ou por outros algoritmos mais antigos. O AlphaZero é capaz de masterizar qualquer jogo em que as informações relevantes para tomada de decisões sejam reveladas.


E agora? O próximo passo é desenvolver algoritmos que consigam dominar os chamados “jogos de informação imperfeita”, como poker, por exemplo, onde os jogadores podem esconder cartas e blefar. Este tipo de capacidade se assemelha mais aos problemas que são encontrados na vida real (raramente todas as informações essenciais sobre os mesmos estão disponíveis) e, dessa maneira, tais algoritmos podem encontrar aplicações úteis, que vão além de apenas ganhar partidas.


Comments


bottom of page