top of page
  • feliperibbe

Inteligência Artificial que detecta mentiras será usada em fronteiras da Europa

O que é? Alguns pontos da fronteira de três países da União Europeia com países não membros da entidade ganharão o reforço de um algoritmo de inteligência artificial capaz de detectar mentiras. O sistema, chamado de iBorderCtrl, faz parte de um projeto piloto de seis meses e está sendo implementado na Hungria, Grécia e Letônia. Às pessoas que estiverem atravessando a fronteira ele fará perguntas como “o que tem na sua mala?” e “se você abrir a sua mala, o que você contou que havia dentro vai ser confirmado?”. Então, analisará 38 micro gestos dos respondentes por meio de webcam para identificar as reações. O iBorderCrtl pode ser ajustado de acordo com gênero, etnia e língua de quem estiver sendo entrevistado. Se a pessoa for aprovada, ela ganhará um QR Code para prosseguir viagem; caso não, um agente humano será chamado para aprofundar os questionamentos. Porém, como trata-se de um teste, pelo menos em princípio nenhuma pessoa será impedida de circular.


Por que é importante? Mais de 700 milhões de pessoas viajam pela União Europeia todos os anos e o trabalho de controle feito por humanos está sujeito a falhas. A ideia com o algoritmo é auxiliar o serviço dos agentes, fazendo uma triagem dos viajantes e deixando estes agentes livres para se dedicar aos casos mais sérios. O iBorderCrtl custou cerca de US$5 milhões à UE.


E agora? Porém, o sistema não está imune às falhas. Pelo contrário, em testes realizados, seu índice de acertos foi de 76%. Os responsáveis afirmam que, com o tempo, este número pode subir para 85%. Mesmo assim, esses 15% de erros representam um grande número de pessoas em um universo de 700 milhões. Por isso, o algoritmo ainda precisa ser alimentado com mais dados para aprimorar seu desempenho. Vamos esperar para saber qual será a conclusão destes testes e ver se o iBorderCrtl será implementado em outros pontos das fronteiras.


コメント


bottom of page