top of page
  • feliperibbe

Impressora 3D transforma resíduos de plástico em ferramentas no Espaço

O que é? A Estação Espacial Internacional (EEI), que completou 20 anos do início de sua montagem esta semana, vai ganhar um novo equipamento: o Refabricator, que é uma mistura de máquina de reciclagem com impressora 3D, capaz de transformar resíduos de plástico em novas ferramentas ou peças para serem usadas na própria estação. A empresa Tethers Unlimited foi a responsável por desenvolvê-lo, como parte de um programa de manufatura espacial da NASA. O Refabricator funciona de forma simples, sendo alimentado por objetos de plástico descartáveis, que são derretidos e transformados em filamentos para impressoras 3D.


Por que é importante? A iniciativa é importante por algumas razões: primeiro, pela própria reciclagem do lixo produzido, transformando-o em algo útil; segundo, por reduzir a quantidade de filamento que precisa ser enviada para abastecer a estação, reduzindo custo dessas missões; por último, auxilia o lançamento de missões espaciais mais profundas, como para Marte, por exemplo. Como a EEI fica relativamente próxima da Terra, reabastece-la é, de certa forma, tranquilo. Porém, no caso de missões mais longas, este reabastecimento se tornará inviável e a possibilidade dos integrantes produzirem ferramentas e peças de acordo com suas necessidades é vital.


E agora? A tecnologia do Refabricator pode ajudar o nosso planeta também. Afinal, o plástico é um dos maiores poluidores, especialmente dos oceanos. Fazer com que ao menos parte destes resíduos sejam reciclados e transformados em novos produtos seria de grande valia para combatermos este problema ecológico.


Comments


bottom of page