top of page
  • feliperibbe

Implante no estômago pode ajudar na redução de peso

O que é? Engenheiros da Universidade de Wisconsin-Madison (UWM), nos EUA, desenvolveram um dispositivo que poder ser um novo, mais efetivo e menos invasivo modo de se perder peso. Ele tem o tamanho de uma moeda e apenas 1 mm de largura, é implantado na parte de fora do estômago e não precisa de bateria para funcionar; os próprios movimentos estomacais geram a energia suficiente para ativa-lo. O dispositivo funciona estimulando o nervo vago, o canal de comunicação entre alguns órgãos (como coração, pulmão e, claro, estômago) e o cérebro, a enviar sinais de saciedade, cortando a sensação de fome. Os pesquisadores implantaram o aparelho em ratos e, em 100 dias, os roedores perderam 38% do peso corporal. Os resultados foram publicados na revista Nature Communications.


Por que é importante? A obesidade é uma epidemia que atinge cerca de 30% da população mundial (em torno de 2 bilhões de pessoas). Os tratamentos mais tradicionais, como dieta e exercício físico, são difíceis de serem seguidos com disciplina e as opções mais extremas, como as cirurgias bariátricas, envolvem os riscos inerentes a todos os procedimentos cirúrgicos, além de um pós-operatório complicado. Já há no mercado um dispositivo que atua no nervo vago – o vBlock System, da ReShape Lifesciences -, mas o mesmo requer troca constante de bateria, além de necessitar de um controle externo para ser ativado. O aparelho desenvolvido na UWM teria a vantagem de funcionar com energia gerada pelo próprio estômago e, claro, seria bem menos invasivo do que uma bariátrica – também haveria a possibilidade de retira-lo caso necessário, o que não acontece com uma cirurgia, onde não se pode voltar atrás.


E agora? Após os resultados positivos em ratos, os pesquisadores se preparam para testar o dispositivo em porcos, animais com massa corporal mais próxima aos humanos.


Comments


bottom of page