top of page
  • feliperibbe

IBM quer treinar todos os funcionários em inteligência artificial

O que é? Em 2018, a IBM lançou o AI Skills Academy (AISA), um programa interno de treinamento de grandes proporções que tem dois objetivos: o primeiro, ensinar seus funcionários a integrar inteligência artificial às suas atividades no trabalho, desde a criação de aplicativos para a área de marketing a melhorias de eficiência na cadeia de suprimentos; o segundo, educa-los a colaborar com os clientes, ajudando-os a aplicar a tecnologia em seus negócios. O AISA é dividido entre funcionários de áreas tecnológicas (desenvolvedores de software, engenheiros e cientistas de dados, por exemplo) e de outros departamentos. O programa tem quatro níveis, indo do básico ao expert. Cerca de 2.200 pessoas iniciaram a primeira fase do treinamento no ano passado e a empresa espera que cerca de 4.000 o completem ainda em 2019.


Por que é importante? Segundo Obed Louissant, vice presidente de talentos, o AISA é fundamental para uma empresa que tem como uma de suas principais linhas de negócio justamente o desenvolvimento de aplicações com inteligência artificial. De acordo com Louissant, a IBM tem “a responsabilidade de ensinar às pessoas sobre IA, tanto dentro quanto fora da companhia”. Por isso, boa parte do orçamento anual de treinamento (US$500 milhões, no total) está sendo destinada ao programa. Com a tecnologia se tornando cada vez mais onipresente nos mais diversos setores, a iniciativa da IBM tende a se tornar comum em outras organizações, mesmo aquelas que atuam em outros segmentos.


E agora? A IBM pretende fazer com que todos os seus 350 mil funcionários sejam treinados em IA, apesar de não ter dado um prazo exato para isso.


Comments


bottom of page