top of page
  • feliperibbe

Grandes marcas testam serviço com embalagens reutilizáveis

Atualizado: 26 de jan. de 2019

O que é? A TerraCycle é uma empresa de médio porte dos EUA especializada em criar novos produtos a partir do lixo. Seu novo projeto, porém, é muito mais ambicioso: diminuir consideravelmente o número de embalagens plásticas descartáveis, criando modelos reutilizáveis. O conceito básico definido pela empresa é de que a posse da embalagem, neste caso, passa do cliente para o produtor. A partir desta ideia, a TerraCycle se juntou a algumas das maiores marcas do mundo (Procter & Gamble, Nestlé, PepsiCo, Coca-Cola, Unilever, Danone e outras) para criar o Loop, um e-commerce, que venderá produtos destas grandes companhias em embalagens especiais. Para usa-lo, o cliente cria uma conta no site da Loop e faz o pedido normalmente (os preços, segundo os responsáveis pelo projeto, serão semelhantes aos encontrados em outras lojas). Porém, além do valor do produto, o cliente também deixa um valor caução, uma espécie de garantia pela embalagem. Este valor varia de acordo com o item. Uma vez feito o pedido, a UPS, outra parceira da iniciativa nos EUA, entrega no local determinado (dependendo do número de itens, a entrega é gratuita) os produtos dentro de um compartimento especial do Loop (foto abaixo). Após utiliza-los, os clientes colocam as embalagens vazias dentro do compartimento e a UPS faz a coleta, levando-as para serem lavadas pela TerraCycle e deixadas prontas para serem reutilizadas. O cliente pode optar por receber um refil do mesmo produto ou não – neste caso, o depósito caução é devolvido imediatamente. Também haverá a opção do cliente levar pessoalmente as embalagens em algumas localidades. Neste início, são cerca de 300 opções disponíveis, de desodorantes a sorvetes, passando por fraldas, shampoos e refrigerantes. Para isso, as grandes marcas investiram em novos designs para as embalagens, com o objetivo de durarem até 100 reutilizações, apesar de que nem todas conseguirão este êxito. Mas, mesmo que o número de reutilizações seja bem menor (10, por exemplo), já seria um grande benefício ao meio ambiente. Uma vez que as embalagens não possam mais ser usadas, elas são recicladas pela própria TerraCycle. O Loop foi apresentado no Fórum Econômico Mundial, em Davos, este ano. Não havia lugar melhor, já que a ideia do projeto começou a ser "vendida" aos executivos das grandes empresas no mesmo evento, só que em 2017, pelo fundador e CEO da TerraCycle, Tom Szaky.

Por que é importante? Já escrevi várias vezes por aqui sobre o quão nocivo o plástico é ao meio ambiente. O próprio Fórum Econômico Mundial projeta que, em 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Atualmente são usadas cerca de 350 milhões de toneladas do material por ano em todo o mundo. No caso das embalagens plásticas, segundo a Earth Day Network, uma organização ambiental, 32% delas terminam no mar. Só por isso, a iniciativa da TerraCycle já seria importante, pois tem o potencial de diminuir a quantidade de plástico desperdiçada. Porém, há mais benefícios claros, como a conscientização dos cidadãos em relação à reutilização das embalagens e ganhos para as marcas envolvidas, afinal a causa ambiental tem sido levada em conta cada vez mais pelos clientes na hora de escolher os produtos que compram. Tanto que oito das 10 principais empresas poluidoras com plástico, segundo relatório do Greenpeace, aderiram ao Loop. Alguns desafios, no entanto, precisam ser superados: primeiro é o consumidor aceitar usar produtos de embalagens reutilizáveis (afinal, há um preconceito em relação a isso) e ainda por cima pagar um valor a mais de garantia pelas mesmas, algo que nem todos têm condições financeiras de fazer. Segundo, as pessoas estão acostumadas a usar algo e depois jogar fora, então teria que haver uma mudança de comportamento das mesmas. Também há o fato de que o Loop é um e-commerce como outro qualquer só que com menos opções de produtos, ou seja, é bem provável que o cliente precise comprar em mais de um local, no caso de compras do mês, por exemplo. A ideia, entretanto, é que o Loop consiga ser integrado a outros varejistas, como uma espécie de plug in. Na Europa, inclusive, Tesco e Carrefour se tornaram parceiros da iniciativa.


E agora? O Loop começará inicialmente em Nova York e Paris em maio deste ano. Depois, há planos de expansão para Londres no segundo semestre e Toronto, Tóquio e São Francisco em 2020.

Comparação feita pela CNN

Comparação feita pela CNN

Comparação feita pela CNN

Comments


bottom of page