top of page
  • feliperibbe

Google vai pagar funcionários por trabalho voluntário de até seis meses

O que é? O Google criou um novo programa – o Fellowship – pelo qual vai pagar aos funcionários para que os mesmos possam se dedicar a trabalhos voluntários por até seis meses, ajudando organizações sem fins lucrativos parceiras da companhia. A meta é atingir um total de 50 mil horas de voluntariado já este ano. Os objetivos são, além de ajudar a sociedade, motivar os empregados e também fazer com que eles melhorem suas habilidades. Para participar, o funcionário terá que aplicar para algumas destas organizações, onde trabalharão full-time, usando suas capacidades em engenharia, gerenciamento de produtos e UX para ajuda-las a resolver problemas. O Fellowship começou com um piloto ano passado, no qual cinco Googlers (como são conhecidos os funcionários da Gigante da Tecnologia) foram alocados na Thorn, uma organização que desenvolve tecnologias para ajudar a proteger crianças de abuso sexual. Juntos, eles criaram ferramentas que usam inteligência artificial para identificar padrões em bases de dados, auxiliando forças de segurança a encontrar vítimas de abuso mais facilmente.


Por que é importante? Cada vez mais as grandes empresas serão cobradas não apenas pelos produtos e serviços que oferecem, mas também pela sua participação na resolução de problemas da sociedade. As companhias de tecnologia, que ultimamente têm sido envolvidas em diversas polêmicas, têm motivos a mais para desenvolverem programas como o Fellowship. Porém, é injusto classifica-lo como uma ação de relações públicas, até porque o próprio Google, desde 2008, tem iniciativas que incentivam o trabalho voluntário, como o GoogleServe, porém em bem menor escala. Outras empresas também têm seus próprios projetos na mesma linha, como a Salesforce, o Twitter e a Apple.


E agora? O Fellowship começou oficialmente na última terça-feira, com sete funcionários (desenvolvedores e cientistas de dados) enviados para a Goodwill Industries International, a maior empresa de treinamento e recolocação no mercado de trabalho dos EUA, que, em 2017, recebeu uma doação de US$10 milhões do Google. O objetivo será melhorar o impacto dos programas vocacionais da Goodwill.


Comments


bottom of page