top of page
  • feliperibbe

Google registra patente de tênis para melhorar locomoção em ambientes virtuais

O que é? O Google registrou uma patente de um tênis especial, que permite que um usuário imerso em realidade virtual (RV) consiga se locomover com maior facilidade neste ambiente. Os calçados vão escanear e rastrear os pés do usuário, e contêm rodas; quando o usuário andar e se aproximar dos limites da área de RV, estas rodas agirão para mantê-lo dentro da mesma, sem que a pessoa perceba. Assim, teoricamente, será possível andar livremente, explorando o ambiente virtual, sem se preocupar em esbarrar em móveis da sala de casa, por exemplo. O design e a quantidade de rodas, entretanto, não foram revelados e diversos modelos diferentes foram colocados na patente (confira as imagens abaixo).


Por que é importante? Um dos grandes impeditivos para que a realidade virtual torne-se mainstream é a dificuldade de locomoção dos usuários por grandes áreas durante experiências imersivas, já que os ambientes onde são realizadas estas experiências costumam ser restritos e controlados. Uma das soluções existentes é uma esteira adaptada, que é muito grande e consome bastante energia; não é o ideal para uma pessoa comum. Um tênis como o do Google poderia ser. Porém, vale questionar que tipo de dificuldades os usuários teriam para andar com rodas nos calçados – afinal, andar de patins, por exemplo, não é tarefa tão simples.


E agora? Trata-se apenas de uma patente. Ou seja, não só não há data estipulada para lançamento, como nem mesmo o desenvolvimento do produto é garantido; é comum que as empresas registrem patentes apenas para evitar que seus concorrentes lancem alguma ideia. De qualquer forma, vale ficar de olho, pois o futuro da realidade virtual passa também pela descoberta de novas maneiras de se aprimorar as experiências imersivas e investimentos consideráveis serão colocados em pesquisas que permitam isto.






コメント


bottom of page