top of page
  • feliperibbe

Google apresenta Stadia, seu streaming de games

Hoje o Google apresentou oficialmente o Stadia, sua plataforma de streaming para jogos eletrônicos. Trata-se de um movimento importante na corrida para ser a "Netflix dos Games", que deve envolver ainda Microsoft, Amazon, Apple e outros players de diferentes tamanhos - leia mais sobre neste link. Todo processamento dos jogos se dará nos servidores do Google, permitindo que os mesmos sejam jogados em praticamente qualquer dispositivo (pelo menos no início do serviço, os equipamentos da Apple não estarão habilitados), usando apenas uma aba do Chrome, sem necessidade de downloads: em apenas 5 segundos o jogo estará rodando perfeitamente, não importa a qualidade do equipamento. Na demonstração no palco, foram usados um smartphone, um tablet, um PC - o mais lento que foi encontrado para compra, segundo Phil Harrison, Head de Cloud Gaming do Google -, um notebook e uma TV, com o Chromecast. A resolução 4k já estará disponível quando a plataforma for lançada, com planos futuros para 8k.


Assista ao anúncio oficial do Stadia no vídeo abaixo, recomendo! (começa em 16:40)


Apesar de permitir que joguem usando mouse e teclado que já possuem, os usuários poderão comprar o Stadia Controller, que, segundo o Google, "proporciona uma experiência completa". O controle terá um botão para compartilhamento de vídeos dos games direto no Youtube e um assistente de voz embutido, que auxiliará o usuário em situações de dificuldade nos jogos.


Uma função bem interessante, que não precisará do controle, é a State Share, com a qual será possível compartilhar com outras pessoas sua posição exata em um jogo (por exemplo, a mesma localização, a mesma "vida", armas e objetos...). Assim, se houver dificuldade de passar em uma fase, pode-se pedir ajuda para outra pessoa ou ainda criar desafios para amigos superarem.


O Google também anunciou que começará a produzir games exclusivos para a plataforma.   


O Stadia será lançado ainda em 2019 nos EUA, Canadá, Reino Unido e Europa. Não houve detalhes em relação à data, aos jogos disponíveis - somente o Doom Eternal - e valores. Mas foram prometidas novidades para o meio do ano. Ainda não há previsão para chegada ao Brasil. 


O movimento de colocar jogos eletrônicos disponíveis em streaming abre o mercado de games, que já é gigante, para bilhões de pessoas que não têm condições financeiras de comprar um console caro ou equipamentos de última geração, necessários atualmente para rodar títulos com gráficos mais pesados. Trata-se também do início de uma disrupção para a indústria de produtores de games e consoles, que podem, em breve, ter que mudar ou ao menos adaptar seu modelo de negócios, algo semelhante ao que aconteceu com as indústrias cinematográfica e fonográfica. Vamos aguardar os próximos capítulos!

コメント


bottom of page