top of page
  • feliperibbe

Cientistas imprimem coração humano em 3D usando bio-impressora

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, conseguiram imprimir um coração humano utilizando uma impressora 3D especial (bio-impressora), algo que pode, no futuro, ser usado para substituir partes com problemas do órgão ou até em transplantes. O experimento, cujo resultado foi publicado na revista Advanced Science, levou três horas para ser completado e o coração impresso é muito pequeno para ser implantado em um humano – mede cerca de 2,5 centímetros, o tamanho do órgão para um coelho -, mas possui todas as artérias, ventrículos e câmaras, e o melhor, é feito utilizando material biológico do próprio paciente, o que reduz significativamente as chances de rejeição pelo corpo.


Para isso, um pedaço de tecido adiposo foi retirado de uma pessoa e separado em componentes celulares e não-celulares. As células foram reprogramadas para se tornarem células-tronco e, depois, células de coração. O material não-celular foi transformado em um gel, que, por sua vez, se tornou a “bio-tinta” para a impressora.


O miniórgão precisa maturar por cerca de um mês após impresso até que consiga se contrair e bater normalmente. Testes em animais devem começar em breve, entretanto não há previsão para testes em humanos. Os pesquisadores acreditam que imprimir um coração do tamanho humano deve demorar por volta de um dia e requerer na casa de bilhões de células – o coração do experimento levou milhões de células. Ou seja, ainda deve demorar para pensarmos em um mundo onde não serão necessários doadores de órgãos e filas de espera pelos mesmos; poderemos simplesmente imprimi-los utilizando nossas próprias células. Porém, um grande passo foi dado.


Opmerkingen


bottom of page