top of page
  • feliperibbe

Cientistas de Harvard vão realizar experimento de geoengenharia em 2019

O que é? Pesquisadores de Harvard publicaram na conceituada Revista Nature que, em 2019, irão realizar o primeiro experimento de geoengenharia da história. A geoengenharia estuda a manipulação do clima de forma controlada por meio de novas tecnologias, com o objetivo de ajudar a combater as mudanças climáticas. Neste caso específico, o experimento será em pequena escala. Um balão dirigível será alçado até a estratosfera e, de lá, lançará cerca de 100 gramas de carbonato de cálcio, com o objetivo de fazer com que as partículas consigam refletir parte da luz solar para fora da Terra e, como consequência, diminuir o aquecimento global. Um sistema de imagens através de lasers irá monitorar estas partículas para identificar como elas se dispersam. Em simulações, o carbonato de cálcio mostrou-se capaz de permanecer no ar durante anos, enquanto reflete o Sol.


Por que é importante? Você já deve estar cansado de saber que um dos grandes problemas da humanidade está nas mudanças climáticas e nas catastróficas consequências que elas já estão produzindo - e irão cada vez mais. Por isso, inúmeras soluções diferentes estão sendo pensadas em todo o mundo. A geoengenharia é uma delas, apesar de estar ainda em estágio inicial. Porém, nem todos os especialistas concordam com a abordagem. Segundo eles, este tipo de procedimento ataca os sintomas e não as causas do problema: a emissão de gases do efeito estufa. Há também preocupação em entender como que este tipo de iniciativa afetará a natureza e o clima em determinadas regiões.


E agora? Após o experimento em 2019, os dados coletados serão estudados e usados para modelar como maiores quantidades de carbonato de cálcio reagiriam. Mesmo sendo apenas um primeiro passo, vale a pena ficar de olho para saber como o estudo vai se desenvolver, pois sua eficácia pode dar origem a novas "armas" na luta contra as mudanças do clima.


Σχόλια


bottom of page