top of page
  • feliperibbe

Cientistas curam surdez em ratos usando terapia genética

Atualizado: 24 de fev. de 2019

O que é? Uma equipe de cientistas de várias universidades dos EUA e França conseguiu fazer com que ratos com um tipo específico de surdez voltassem a escutar como se fossem normais usando um tratamento de terapia genética. Os ratos tinham uma surdez conhecida como DFNB9, responsável por entre 2% e 8% dos casos de surdez congênita que existem em humanos. Na DFNB9, uma proteína chamada Otoferlina (ou OTOF) não desempenha sua função, que é transmitir as informações sonoras captadas pelo ouvido interno. O tratamento conseguiu restabelecer a funcionalidade da Otoferlina, permitindo que os animais conseguissem ouvir novamente. Os resultados foram publicados no jornal científico PNAS.


Por que é importante? Em cerca de metade dos casos de pessoas que nascem completamente surdas trata-se de problemas genéticos. O tratamento mais comum é o implante coclear, onde um dispositivo eletrônico é implantado no sistema auditivo. A terapia genética pode ser uma forma de solucionar o problema de uma vez, sem necessidade de procedimentos cirúrgicos e os riscos atreladas a eles.


E agora? Apesar dos resultados animadores, o caminho até testes com humanos ainda é longo e não dá para afirmar que o tratamento daria certo em pessoas. No entanto, é um passo importante, que mostra o potencial da terapia genética.


Comments


bottom of page