top of page
  • feliperibbe

Cientistas criam nanorobôs que se movem em tecido do olho sem danifica-lo

O que é? Pesquisadores do Laboratório de Sistemas Micro, Nano e Moleculares do Instituto Max Planck, na Alemanha, desenvolveram nanorobôs capazes de se movimentar pelo tecido dos olhos sem danifica-lo. Os robôs têm formato de hélices e são 200 vezes menores em diâmetro do que fios de cabelo. Eles possuem um material magnético em seu corpo, que permitiu com que fossem movimentados por meio de um campo magnético externo. Para testa-los, os pesquisadores aplicaram milhares deles no olho de um porco e conseguiram leva-los até a retina, que fica localizada na parte de trás do mesmo, um local de difícil acesso. O estudo foi publicado na conceituada revista Science Advances.


Por que é importante? Foi a primeira vez que cientistas mostraram nanorobôs se movimentando em tecidos densos. Antes isso só havia sido demonstrado em fluidos biológicos, como sangue. Algumas correntes futuristas apontam que, no futuro, teremos estes micro objetos andando dentro de nossos corpos, monitorando nossa saúde e combatendo doenças ainda em estágio inicial. Se isto vai acontecer ou não, só o tempo irá dizer, mas digamos que os primeiros passos estão sendo dados.


E agora? O objetivo dos pesquisadores agora é fazer com que estes nanorobôs consigam carregar remédios, para que os mesmos sejam aplicados diretamente não só nos olhos, mas em outras regiões do corpo que sejam complicadas de serem acessadas normalmente. Isto permitiria tratamentos para diversos tipos de doenças em procedimentos minimamente invasivos. Tian Qiu, um dos responsáveis pelo estudo, afirmou que isso deve acontecer em um futuro não tão distante. Vamos esperar para ver. A junção de altas tecnologias com a medicina promete uma grande revolução na saúde.


Comments


bottom of page