top of page
  • feliperibbe

Carros da Volvo na Europa vão se comunicar sobre condições perigosas em estradas

A Volvo anunciou esta semana que todos os modelos de carros produzidos a partir de 2020 e que estejam na Europa contarão com o Hazard Light Alert and Slippery Road Alert, um sistema que permite que os veículos da marca se comuniquem entre si, informando sobre condições adversas em estradas. O sistema começou a ser introduzido ainda em 2016, mas estava limitado somente à Suécia e Noruega. Agora será replicado por todo o continente. Além dos modelos 2020, que terão o HLASRA como componente padrão, outros modelos anteriores também poderão ter o mesmo instalado.


O sistema usa uma rede na nuvem para a comunicação entre veículos. Ele funciona coletando dados sobre a superfície das estradas e enviando a informação para outros carros que também estão conectados. Então, por exemplo, se um veículo passa por um trecho com pista escorregadia, este manda a informação e outros veículos que vêm atrás são avisados da situação a frente.


Trata-se de mais uma ação da Volvo voltada para aumentar a segurança dos carros. No começo do ano, a montadora informou que iria limitar a velocidade máxima dos modelos 2020 a 180 km/h e que, nos mesmos modelos, pretende instalar um sistema de monitoramento interno, que permite que o veículo tome determinadas ações se perceber que o motorista está desatento ou sob efeito de álcool e outras substâncias que influenciem em suas faculdades mentais. Tal sistema enviará sinais de aviso aos motoristas e, caso eles não respondam, o carro poderá diminuir a velocidade, entrar em contato com um serviço de atendimento da Volvo ou até encostar em segurança por conta própria.


Comments


bottom of page