top of page
  • feliperibbe

Capital da Noruega terá sistema sem fio para recarregar táxis elétricos

O que é? Oslo, a capital da Noruega, será a primeira cidade do mundo a ter um sistema sem fio para recarregar táxis elétricos. A iniciativa faz parte dos planos da cidade de ter uma frota de táxis totalmente sem emissões de gases do efeito estuda até 2023. Para isso, a prefeitura de Oslo se juntou à empresa finlandesa Fortum e à americana Momentum Dynamics. O sistema funcionará por indução, no qual placas de recarregamento serão instaladas no solo em pontos de táxi e receptores de energia nos veículos. Um dos maiores obstáculos para eletrificação da frota é a infraestrutura: é preciso encontrar um recarregador, pluga-lo e esperar um longo tempo até que a bateria esteja com um percentual suficiente para rodar. No caso de táxis, esta perda de tempo significa menos corridas e menos dinheiro. Por isso, a ideia de instalar as placas nos pontos de espera dos taxistas permite que os carros sejam carregados automaticamente enquanto os mesmos aguardam pelos passageiros.


Por que é importante? A iniciativa não surpreende, já que a Noruega é o maior mercado para carros elétricos em termos proporcionais ao tamanho de sua população. Em 2018, a venda de veículos desta categoria aumentou em 40% e hoje representa quase um terço de todo setor automotivo – 31,2% dos carros novos vendidos ano passado foram elétricos. Como comparativo, nos EUA e na China, que vendem mais destes veículos em números absolutos, a fatia das vendas de todos os carros novos foi de 1,2% e 2,2%, respectivamente, em 2017. O sistema de recarregamento sem fio de Oslo integra um plano ainda maior: a partir de 2025, o país quer que todos os veículos novos vendidos sejam zero emissão. Para isso, investir em infraestrutura é tão fundamental quanto os incentivos fiscais que são oferecidos para aqueles que optam por comprar carros elétricos.


E agora? O projeto de Oslo certamente será acompanhado de perto por outras cidades do mundo, que podem replicar o modelo caso o mesmo mostre-se bem sucedido. O planeta agradece!


Comments


bottom of page