top of page
  • feliperibbe

58% dos carros vendidos em março na Noruega foram elétricos

O que é? A Noruega mostrou mais uma vez porque é o país com o maior percentual de carros elétricos no mundo. No último mês de março, nada menos do que 58% de todos os carros vendidos por lá foram da categoria, um recorde local. Em 2018, quase um terço (31,2%) dos veículos vendidos no país escandinavo foram elétricos, um crescimento considerável em relação ao ano anterior – 20,8% em 2017. O Model 3, modelo mais “popular” da Tesla, foi o destaque, com 28,9% das vendas.


Por que é importante? O mercado de carros elétricos tem crescido ano a ano em várias partes do mundo, muito em função de incentivos dados por governos para estimular que as pessoas os adotem. Na Noruega, por exemplo, enquanto veículos à combustão sofrem taxações pesadas, os que não emitem gases do efeito estufa são totalmente isentos, o que faz com que o valor destes saia bem mais em conta do que na maioria das outras nações. Além disso, há o fator regulatório: a partir de 2025, somente carros “zero emissão” poderão ser vendidos no país, então já trata-se de um movimento estruturado pensando neste futuro próximo. Semana passada, inclusive, escrevi sobre os planos de Oslo, a capital norueguesa, de instalar sistemas sem fio de recarregamento de baterias em pontos de táxi, uma iniciativa que faz parte do projeto de deixar 100% da frota de táxis da cidade limpa.


E agora? Para 2019, a expectativa é que os carros elétricos representem mais de 50% das vendas totais de veículos no país. Realmente impressionante!


Comentarii


bottom of page