top of page
  • feliperibbe

Que tal ter uma assinatura de carros ao invés de compra-los?

Novos modelos de negócio têm permitido que os consumidores tenham acesso a diversos tipos de serviços sem necessariamente possuir os ativos para tal, como sempre aconteceu. Ao invés de comprar um CD para ouvir música, basta assinar o Spotify e se tem uma coleção interminável de álbuns dos mais diversos gêneros musicais. Ao invés de comprar ou alugar um DVD, pode-se assinar o Netflix e ter acesso ilimitado a uma gama de filmes e séries premiadas. Com o Kindle, pode-se pagar um valor mensal e ter milhares de livros na palma da mão. Por que então não pensar em um assinatura de carros para se ter vários modelos à disposição e poder trocá-los quando quiser? Pois bem, algumas das maiores montadoras do mundo tiveram essa sacada e a assinatura de veículos já é uma realidade, mesmo que em fase inicial, nos EUA.


O surgimento de aplicativos de transporte como Uber e 99 fez com que ter o próprio carro não fosse mais tão necessário assim. Somam-se a isto os altos custos de manter um veículo (combustível cada vez mais caro, manutenção, impostos, seguro…) e chega-se a uma explicação para a diminuição dos gastos de famílias americanas com carros atualmente em comparação com as últimas décadas, segundo o relatório Internet Trends Presentation.


Preocupadas com o futuro e em atender um público mais novo, que está acostumado a assinar por serviços e cuja tendência de não possuir um carro próprio é maior, montadoras estão testando o modelo de assinatura de veículos em algumas cidades dos EUA. O objetivo é não só descobrir novas fontes de receita, mas também dar ao cliente a oportunidade de conhecer melhor seus carros, fazendo com que no futuro ele opte pela marca caso deseje adquirir um.

Layout do aplicativo Book by Cadillac

A primeira foi a GM, que em janeiro de 2017 lançou o Book by Cadillac, que disponibiliza modelos de Cadillac para seus clientes. O processo é bem simples: é preciso baixar o aplicativo do Book e se inscrever. A Cadillac verifica informações sobre o usuário (como seu registro de motorista para saber o histórico de infrações). Se for aprovado, o cliente paga uma mensalidade de U$1.800 e pode escolher o modelo que lhe convier. Não existe um contrato de tempo mínimo de utilização, podendo ser fechado mês a mês ou com uma assinatura anual. No valor estão inclusos seguro, manutenção e assistência 24/7, além de não haver limite de quilometragem. O usuário pode trocar de veículos até 18 vezes em um ano. Os pedidos são feitos pelo próprio aplicativo e no máximo no dia seguinte um profissional da Book vai até o cliente levar o carro solicitado e recolher o anterior. O serviço começou somente em Nova York, mas já expandiu para Los Angeles e Dallas.


A Porsche lançou o Porsche Passport no final de 2017 em Atlanta. O serviço é parecido com o Book, pois também é oferecido via app, tem seguro, manutenção e assistência inclusos no valor mensal, além de não ter limite de quilometragem. Porém, as trocas são ilimitadas. Um profissional do Passport entrega e recolhe os veículos escolhidos no local demandado pelo cliente. Outra diferença é que existem duas faixas de assinatura: Launch, que custa U$2.000/mês e tem quatro opções de modelos; e Accelerate, que custa U$3.000/mês e tem sete opções de modelos. Ambas as faixas requerem uma taxa de assinatura no valor de U$500.

A BMW foi outra marca a testar este novo modelo de negócios. Lançou este ano o BMW Access na cidade de Nashville. São três faixas de assinatura: Icon, U$1.099/mês; Legend, U$1.399/mês, e M, U$2.699/mês. Todas requerem uma taxa de assinatura de U$575 e oferecem os mesmos benefícios que as concorrentes, como seguro, manutenção, assistência, entrega e recolha de veículos em local determinado pelo cliente, além de não ter limite de quilometragem e de trocas. A diferença entre as faixas é em relação aos modelos disponíveis. A empresa pretende ampliar o serviço para outras cidades e criar uma faixa de preço menor, caso os resultados com as duas existentes seja considerado satisfatório.


A última a anunciar a entrada neste modelo foi a Mercedes-Benz. O serviço, chamado de Collection, irá funcionar, a princípio, em fase piloto por 18 meses apenas na cidade de Nashville. Após este período a empresa irá avaliar se expande para outras regiões ou se o encerra. O Collection é o que o tem o preço mais em conta entre todas as ofertas. São duas faixas de assinatura: Signature, que custa U$1.095 e oferece os modelos C-Class, GLC, SLC e AMG CLA; e Reserve, com mensalidade de U$1.595 e os modelos E-Class, GLE, AMG GLC, AMG SLC e AMG C43. Ambas têm uma taxa de assinatura inicial de U$495 e os benefícios oferecidos pelas concorrentes, como entrega e recolha de veículos em local determinado, trocas e quilometragem ilimitadas, seguro, manutenção e assistência 24h. Para entrar, basta baixar o aplicativo, tirar uma foto da habilitação e colocar os dados do cartão de crédito para pagamento da taxa inicial.

A Jeep anunciou que em 2019 vai lançar um serviço igual, com três faixas de assinatura, porém não deu mais detalhes sobre quais cidades, modelos disponíveis e valor, apesar de afirmar que os benefícios serão os mesmos oferecidos pelas demais montadoras.


Você pode estar se perguntando se vale a pena mesmo assinar um serviço como esses, já que a mensalidade é superior a um financiamento, por exemplo. Porém, financiamentos necessitam de um valor de entrada, além de não contar com seguro, manutenção e assistência inclusos. O que mais chama a atenção, no entanto, é a facilidade de se ter um veículo à disposição (o tempo estimado é de dois dias após a aprovação da assinatura), a inexistência de burocracia (afinal o cliente não vira dono do carro, então adeus papelada) e, principalmente, o fato de que se pode trocar de modelo de acordo com sua vontade. Está no clima de dirigir uma caminhonete? Perfeito, só abrir o aplicativo e solicitar. No dia seguinte abriu um sol, então que tal um conversível? Ótimo, basta clicar em um botão.


Em tempos em que tudo está à disposição no smartphone, nada mais justo que seu próximo carro também esteja.

Commentaires


bottom of page