top of page
  • feliperibbe

Semana Renova Inova: 22/03 a 28/03


A profusão de streamings de vídeo e o futuro do setor

Esta semana a Apple realizou um evento para lançar uma série de novos serviços, como parte de sua estratégia para combater a queda nas vendas de Iphones, sua principal fonte de receita. O mais aguardado deles foi o AppleTV+, o streaming de vídeos da empresa que vai juntar produções originais de nomes consagrados, como Steven Spielberg, Reese Witherspoon e Oprah Winfrey, e programação de outros produtores de conteúdo importantes, como HBO e Showtime. Trata-se de mais um player neste cada vez mais competitivo setor. No mundo todo, inclusive no Brasil, as pessoas têm deixado de lado as operadoras de TV a cabo e optado por assinaturas de serviços de streaming, mas com tantas opções existentes (somente nos EUA são mais de 300, no Brasil 78), como será o futuro deste mercado? Saiba mais!


Capital da Noruega terá sistema sem fio para recarregar táxis

Oslo será a primeira cidade do mundo a fazê-lo; iniciativa busca estimular a eletrificação da frota de táxis local, que, até 2023, não poderá emitir mais gases do efeito estufa. Entenda!


Estônia está criando inteligência artificial para atuar como juiz

Pequeno país europeu tem histórico de adoção de tecnologia em serviços públicos; algoritmo será testado em pequenas causas e ideia é diminuir carga de trabalho de juízes humanos. Veja!


Startup quer instalar detector de emoções de motoristas em veículos

Affectiva pretende fazer com que carros consigam identificar estado emocional de motoristas e ajudar de alguma forma, podendo até salvar vidas. Confira!


"Madeira metálica" é robusta como titânio e leve para flutuar sobre água

Estudo mostra que novo material pode ter várias aplicações em potencial, mas ainda é preciso descobrir maneira de produzi-lo mais rapidamente e em larga escala. Leia!


Um panorama sobre inteligência artificial no mundo

A inteligência artificial é, sem dúvidas, a tecnologia mais comentada hoje em dia. Com potencial de adicionar US$13 trilhões à economia mundial até 2030, segundo a McKinsey, seu impacto será enorme nos mais diversos setores. Aliás, já está sendo. Uma pesquisa realizada pela Microsoft com 800 executivos de oito países (Alemanha, EUA, França, Holanda, Itália, Reino Unido, Rússia e Suíça) mostrou que 41% das companhias de alto crescimento anual já implementam alguma iniciativa com IA. E mais, 93% destas empresas têm planos de projetos com inteligência artificial nos próximos três anos. A pesquisa listou ainda quatro maneiras em que estas companhias podem se beneficiar da tecnologia: em relação aos clientes, é possível tentar prever quais estão mais propensos a deixar de consumir o produto ou serviço, e realizar ações que impeçam que isto aconteça; a IA pode otimizar procedimentos nos negócios; pode auxiliar em processos de contratação; e identificar novos produtos ou áreas de expansão. Ano passado, escrevi dois textos que tratam sobre o impacto da inteligência artificial. Um, em setembro, focou em um estudo da McKinsey; outro, de dezembro, no AI Index Report, um relatório que mede o progresso alcançado pela tecnologia em todo o mundo. Clique nos links para ler!


IMAGEM DA SEMANA

Esta semana não temos uma foto, mas sim uma imagem. Este é o projeto da Fusion Arena, uma nova arena de US$50 milhões e capacidade para 3.500 pessoas, que vai abrigar um... time de e-sports. Isto mesmo! O local será a sede do Philadelphia Fusion, equipe que disputa a Overwatch League, uma competição nacional americana de Overwatch, um jogo eletrônico. A arena está sendo construída em uma parceria da prefeitura da Filadélfia e a Comcast, um grande conglomerado de mídia e entretenimento dos EUA, que patrocina a equipe. Para se ter uma noção da importância que estão dando ao novo equipamento, ele ficará localizado no complexo esportivo da cidade, ao lado do estádio do Philadelphia Eagles, de futebol americano, e do Phillies, de baseball, ambos times de tradicionais esportes americanos. Trata-se de mais uma prova do crescimento de popularidade dos e-sports, que estão atraindo cada vez mais investimentos. A Fusion Arena está programada para ficar pronta em 2021.


ISTO É INCRÍVEL!

Este é o Handle, um robô criado pela Boston Dynamics (empresa famosa por desenvolver robôs humanoides que correm, fazem parkour e até dão saltos mortais). O Handle foi desenvolvido para ser aplicado em depósitos, carregando ou descarregando pallets. Por ser apenas um protótipo, suas capacidades ainda são limitadas: ele consegue carregar caixas de até cerca de 14kg, e abastecer pallets com 1,21 m de profundidade e 1,67 m de altura. Pouco para ser útil atualmente, mas certamente a evolução do robô se encaixaria perfeitamente em depósitos automatizados, algo cada vez mais adotado por grandes varejistas, como a Amazon e a chinesa JD.com. Se você quiser assistir ao vídeo completo do Handle em ação, o link é este. Aliás, recomendo também uma passada no canal oficial da Boston Dynamics no Youtube, pois lá existe uma série de vídeos de suas criações realizando ações incríveis.

Comments


bottom of page